• Os contratos futuros da soja negociados na CBOT caíram nesta sexta-feira, seguindo operações de realização de lucro, após o recente rali que levou o vencimento de novembro as máximas desde março de 2018.
• O USDA, através do seu sistema de informações diárias, afirmou que os EUA vendeu 128 mil toneladas de soja de um total de 391,15 mil toneladas a destinos desconhecidos.
• O USDA confirmou um saldo comercial de 2,63 milhões de toneladas para as vendas externas da semana passada, acima das expectativas do mercado, de 1,5 milhão a 2,2 milhões de toneladas.
• O mercado também precificou as previsões
Atrasos elevam prêmios para fevereiro
• Os agentes de mercado podem testemunhar um dos maiores avanços de plantio diários que já ocorreram em território brasileiro, uma vez que o calendário normal de plantio da safra começa para outros estados.
• No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que os produtores antecipem o cronograma de plantio para aproveitarem a umidade adequada do solo e evitar a seca prevista para novembro.
• Apesar do otimismo ligado às previsões da semana, o dano está prestes a ser feito nas entregas dos contratos da temporada 2020/21.
• Fontes estão
confirmando a realocação dos embarques de fevereiro para março, uma vez
que as três semanas de atraso podem acabar com os estoques de janeiro e
fevereiro.
Dólar
Comentários
• No Paraná, segundo maior estado produtor de soja, o plantio está autorizado a começar desde o dia 10 de setembro (política fitossanitária proíbe o cultivo em período de controle da ferrugem asiática).
• Em Mato Grosso, o plantio está autorizado a começar desde 15 de setembro e os trabalhos de plantio estão normalmente 20% concluídos em meados de outubro.
• No Centro-Oeste, o ritmo do plantio será orientado pela quantidade de chuvas recebidas nos próximos 15 dias e as previsões continuam apontando para baixa pluviosidade.
• O impacto imediato de um atraso seria uma janela reduzida para algodão ou milho de segunda safra e atrasos nos embarques.
•
Isso é especialmente importante devido à situação dos estoques
domésticos no Brasil, com demanda adicional da indústria local de
esmagamento no início do período de colheita e a possibilidade de
La-Niña (chuvas excessivas) atrasar a colheita no final da temporada.
Motivação
Procure pensar menos nas pessoas e nas coisas que incomodam
Há inúmeras coisas, mas quais podemos pensar, mas muitos têm a tendência de concentrar sua atenção naquilo que mais incomoda. Se é o seu caso, tome consciência das manifestações dessa tendência. Pense nos aborrecimentos, para resolve-los, mas procure concentrar-se nas coisas que trazem alegria.
Pedro conseguiu comprar a casa de praia com que tanto sonhava. Encontrei-o no final do verão e, ao perguntar-lhe como tinham sido as férias, ouvi um relatório de infortúnios: a casa era muito quente, os mosquitos atormentavam a noite, os vizinhos tocavam um som infernal.
Fui convidado para passar um fim de semana na casa de Pedro: fazia de fato calor, mas um ventilador de teto resolvia o problema e até ajudava a espantar os mosquitos. A mulher de Pedro, com sua gentileza característica, levava um bolo para os vizinhos barulhentos e conseguia negociar com eles uma diminuição do volume do som. O lugar era paradisíaco, a água do mar deliciosa, bater papo tomando uma cerveja na frente daquela beleza um verdadeiro privilégio. Mas Pedro continuava focado nos problemas e com isso perdia o prazer que o lugar tinha a lhe oferecer.
Os queijos suíços são gostosíssimos, mas há quem se concentre nos buracos desse queijo. Na minha família, quando alguém começa a insistir nos aspectos negativos de alguma coisa que pode causar prazer, é logo denunciado pelos outros; “você só está vendo o buraco do queijo!”
È claro que há pessoas e situações que nos desagradam, nos fazem mal. Na medida do possível, devemos tranqüilamente evita-las. Mas aqui estamos falando de uma tendência: a de se deter nos aspectos negativos que qualquer realidade tem, deixando assim de usufruir o que lhe dá prazer. Examine suas atitudes, descubra que é sua tendência e, se for necessário, tente modifica-la.
Aqueles que costumam ruminar os aspectos negativos e
a infelicidade têm 70% menos chances de se sentirem contentes do que
aqueles que não o fazem.
Humor
Um amigo conta para o outro:
- Na minha casa tem um quadro de um cacho de uva tão bem pintado, que os pássaros chegam a vir bica-lo.
- Pois eu tenho um melhor.
Representa um cão tão perfeito que as autoridades me obrigaram a vacina-lo.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral