Mercado externo -
• Os contratos futuros da soja negociados na bolsa de Chicago avançaram nesta sexta-feira, operando novamente perto de uma máxima de quatro anos e meio registrada nesta semana, diante da forte demanda por exportações e da redução nos estoques dos EUA.
• O mercado da oleaginosa aparenta ter uma boa sustentação nos atuais níveis e até romper com novas altas, sobretudo depois que o USDA ter gerado um rali com um relatório publicado na terça-feira, que confirmou redução nos estoques de soja do país em mínimas de sete anos num momento onde cresce as preocupações com a oferta global.
• Os preços podem subir ainda mais se o clima piorar na América do Sul, visto que a seca já afetou negativamente plantios no Brasil.
Mercado físico encerra semana nominal em função da baixa liquidez
• O baixo excedente interno e o foco em concluir o plantio no Brasil mantiveram as negociações em ritmo lento, devido à retração de produtores, que não manifestaram interesse em negociar o restante da safra 2019/20 ou mesmo novos lotes da safra 2020/21. O clima irregular travou por completo das negociações diante da possibilidade de queda no potencial produtivo das lavouras.
• O pouco volume disponível no spot está sendo disputado por indústrias locais, que oferecem preços acima dos da paridade de exportação, algo incomum de se observar mesmo para um período de entressafra. Neste contexto, as indicações de compra foram predominantemente nominais devido à ausência de fluxo expressivos de negócios.
Dólar
Apesar da volatilidade diária, dólar fecha semana com alta de 1,6%
• O dólar fechou perto da estabilidade ante o real nesta sexta-feira, mas não sem antes exibir gangorra similar à dos últimos dias, ao fim de uma semana em que a moeda acumulou valorização em meio a aumento de volatilidade. Um dos pontos cruciais contra o câmbio é de ordem fiscal, com o mercado ainda receoso sobre o futuro do teto de gastos e frustrado com a lentidão da agenda de reformas econômicas.
• O dólar bateu as máximas desta sexta por volta de 13h e, desde então, passou a perder força, em movimento similar ao visto pelo índice da divisa norte-americana no exterior. Mas o real seguiu atrás de vários de seus pares neste pregão, a exemplo de dias anteriores, afetado pelo aumento de receios fiscais no Brasil e pela contínua demanda por dólares para desmonte de operações de "overhedge".
Comentários
• Nesta sexta-feira, o USDA divulgou os resultados das vendas semanais de soja pelos EUA. De acordo com o departamento de agricultura, na semana encerrada em 05 de novembro, os exportadores norte-americanos comercializaram 1,47 milhão de toneladas de soja, dentro do intervalo previsto pelos agentes do mercado que estimavam volumes entre 800 mil a 1,8 milhão de toneladas.
• Além do elevado volume de vendas, os embarques da oleaginosa também estão a todo vapor, os quais somaram 3,2 milhões de toneladas na semana em questão, 27% superior a semana imediatamente anterior.
• No acumulado do ano safra 2020/21, os EUA já comprometeram 49,9 milhões de toneladas com as exportações, dos quais 27,6 milhões de toneladas tem como destino a China. As expectativas da IHS Markit é de que os chineses adquiram cerca de 33 milhões de toneladas nesta temporada com os EUA
Motivação
O fim chega para todos, mas podemos estar preparados
À medida que envelhecemos, uma das maiores fontes de ansiedade é achar que nunca teremos chance de realizar aquilo que sempre quisemos fazer, ou terminar o projeto em que estamos trabalhando, ou reparar um relacionamento que se tenha desgastado. Não espere até o fim da vida para descobrir as coisas que você queria ter feito. Pense nessas coisas agora e faça-as.
Muitas pessoas estão sempre adiando as coisas. Mesmo que tenham um prazo maior, deixam para fazer na última hora, pressionadas pelo tempo. O processo todo é penoso. Gera um nível enorme de ansiedade e compromete inevitavelmente a qualidade de que é feito. As pessoas que planejam seus trabalhos de forma organizada têm tempo e tranqüilidade para refletir, aprimora-los, nunca se sentem como se tivessem perdido o controle e sentem gosto em faze-los.
Passamos a vida entre essas duas alternativas – adiar ou planejar e realizar. Aquele que está sempre adiando sente como se tivesse perdido o controle da própria vida e, à medida que os anos avançam, se desespera e se frustra. Aquele que planeja vai terminando o que precisa ser feito, usufrui com calma suas realizações.
Uma pesquisa realizada com cidadãos idosos descobriu que aqueles que encaram mais tranquilamente a perspectiva da morte não são os que ignoram o assunto, mas os que se preparam para ele.
Vá com o Tempo
Se você quer avançar e crescer, alie-se a algo que sempre se move para a frente – o tempo. Faça do tempo um amigo e ele lhe dará muitas coisas.
É totalmente fútil trabalhar contra o tempo, desejando que as coisas tivessem sido diferentes no passado. Não importa o quanto você deseje, você não vai conseguir com que o tempo reverta sua marcha segura e constante para a frente. Você vai estar numa posição muito melhor se virar-se e acompanha-lo.
O tempo pode alavancar seus esforços e dar-lhe a capacidade de conseguir coisas que pareciam completamente fora de alcance. Você quer escrever um livro? Escreva dois ou três parágrafos por dia, e o tempo lhe dará seu livro. Você quer conseguir mais clientes? Chame alguns clientes potenciais todos os dias, e em breve você terá muitos mais negócios. Você quer aprender a falar uma nova língua? Aprenda duas ou três coisas por dia, e o tempo fará com que você fale com fluência.
Tudo está ao seu alcance quando você usa o tempo a seu favor.
Humor
No restaurante, o homem se abre para seu melhor amigo:
- Eu sou o cara mais feliz do mundo! A minha mulher me ama de verdade!
- E por que você está falando isso justo agora?
- Ah, ontem eu fiquei de cama por causa de uma gripe forte e ela me surpreendeu!
- Continuo sem entender...
- Calma deixa eu terminar!
Ela estava tão feliz de eu estar em casa que não conseguia se conter! Para qualquer pessoa que batia a nossa porta, até o carteiro e o leiteiro, ela gritava, cheia de entusiasmo: “o meu marido está em casa! O Meu marido está em casa”.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios