A chegada de 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Oxford/AstraZeneca ao Brasil, ocorrida na sexta-feira, 22/01, garantiu a continuidade da campanha de vacinação no Rio Grande do Sul. Cerca de 116 mil doses do imunizante serão destinadas ao povo gaúcho. Esse lote será direcionado ao grupo de trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a doença.
As doses chegaram à Porto Alegre às 9h30min da manhã do último domingo, 24/01, e foram levadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria Estadual de Saúde. O repasse dos imunizantes para as Coordenadorias Regionais de Saúde aconteceu na segunda-feira, dia 25/01, executado por transporte rodoviário e aéreo.
Somando as doses recém-chegadas com as 341 mil unidades da CoronaVac recebidas na segunda-feira passada, 18/01, já são mais de 457 mil doses recebidas pelo Rio Grande do Sul. A estimativa é de que 61% dos trabalhadores da saúde, aproximadamente 254 mil pessoas, recebam a primeira dose de imunizante contra a covid-19.
Tanto a Coronavac quanto a vacina da Oxford necessitam de duas doses, a diferença sendo a duração do intervalo entre as aplicações. A Coronavac deve ter a segunda aplicação realizada quatro semanas após a primeira; para a vacina da Oxford, o intervalo é 12 semanas.