• Os preços dos contratos futuros da soja negociados na CBOT recuaram nesta sexta-feira, seguindo os movimentos de antecipação de posições em relação a divulgação do relatório mensal de oferta e demanda do USDA, na próxima terça-feira.
• Na semana, o contrato mais ativo na bolsa-norte americana, com vencimento em março, recuou 3–¾centavos de dólar, ou 0,2%, atingindo US$ 13,66–¾/bushel. As antecipações de posição mencionadas se basearam no consenso de que o USDA irá reduzir os estoques finais da temporada 2020/21 projetados para os EUA.
• Atrasos na colheita do Brasil continuaram alimentando expectativas de intensificação das vendas externas dos EUA.
Mercado interno
Comercialização 2020/21 segue travada, foco passa a 2021/22
• As vendas antecipadas da safra de soja 2020/21 e 2021/22 pouco evoluíram no decorrer do mês de janeiro. • À véspera da colheita da safra 2020/21, em algumas regiões do país há relatos da possibilidade de quebra de contrato em função de problemas relacionados a queda no potencial produtivo das lavouras em algumas regiões. • Porém, há muita cautela com relação ao assunto, pois adotar tal postura pode acarretar problemas com futuras negociações no mercado. • Já em relação à safra 2021/22, compradores continuam sinalizando preços, mas com poucos negócios acontecendo, pois, a maior parte dos produtores estão cautelosos nas vendas de olho na volatilidade cambial e firmeza dos preços na bolsa de Chicago.
Dólar
Dólar encerra a semana em baixa
• A divisa norte-americana encerrou a semana em queda na comparação com o real recuando 1,66%, o dólar acumulou sua segunda semana consecutiva arrefecendo em relação a moeda brasileira. Desta vez, o destaque foi o esvaziamento dos riscos políticos com a eleição dos apoiados pelo governo à presidência das casas legislativas.
• O cenário externo também se mostrou favorável a tomada de risco pelos agentes financeiros, pois a taxa de desemprego dos EUA caiu de 6,7% a 6,3%, resultado melhor do que o esperado pelo mercado.
• Internamente, os fundamentos voltaram a pesar através das falas de membros do Executivo se comprometendo em realizar reformas estruturantes e em cumprir o teto de gastos. Além disso, pesa a perspectiva de que os dias de SELIC em suas mínimas históricas podem estar contatos.
Comentários
• De acordo com a pesquisa de condições de safra realizada pela IHS Markit, a semana de elevada pluviosidade na maior parte do Centro Oeste e Sul do Brasil beneficiou as lavouras de plantio mais tardio, mas não sem efeitos colaterais, que se manifestaram em problemas no manejo pré-colheita de lavouras precoces.
• Após quatro semanas de melhora das condições edafoclimáticas das lavouras brasileiras, seguindo a elevação da pluviosidade quando quantidade significativa de áreas atravessavam fases críticas para definição do potencial produtivo, o índice da IHS Markit registrou discreta queda, uma vez que a continuidade das chuvas criou focos de excessos hídricos sobretudo no oeste do Paraná e sudoeste do Mato Grosso do Sul. • Na classificação de condição de safra, o destaque foi a elevação de dois pontos percentuais das lavouras consideradas em boas ou excelentes condições no Mato Grosso, que agora totalizam 73% da área dedicada a soja no estado.
Motivação
Descubra o que deixa você feliz ou triste
Quando estamos infelizes sem saber o motivo, nós nos sentimos muito pior. Se isso acontecer, pense com calma nos seus sentimentos e emoções e no que pode ter provocado seu estado de espírito. Você vai ver como se sentirá melhor sabendo a causa e a forma de muda-la.
Sempre que o natal se aproximava. Peter era acometido de uma tristeza profunda e inexplicável, que contrastava com a alegria que o cercava e que esperavam dele. Aquilo incomodava Peter, pois ele tinha consciência de que a sua vida era cheia de motivos de felicidade: uma mulher companheira, filhos amorosos, uma carreira bem-sucedida. Chegou a pensar que era a imposição da euforia que vinha com o Natal e a febre de consumo determinada pelo comercio que o incomodavam. Mas sabia que não, pois o sentimento era muito profundo, e mesmo a tentativa de escapar dos festejos, viajando, não tinha conseguido eliminar a tristeza.
Um dia, conversando com sua mulher, ele repetiu uma história que lhe contara no inicio de seu relacionamento: o Natal de sua infância tinha sido sempre um momento de divisão e melancolia. Como seus pais era divorciados, nas noites de Natal ele era obrigado a deixar o ambiente festivo e caloroso da casa da mãe para fazer companhia ao pai – um homem solitário e depressivo, que o intimidava. De repente, ele se deu conta do que acontecia: na época de Natal, o menino que sobrevivia dentro dele voltava a sofrer, como se o acontecimento da infância fosse se reproduzir.
Agora era um adulto que estabelecera com seus filhos uma relação próxima e amorosa da qual podia usufruir. Não era uma criança dependente do pai, podia cuidar de si mesmo.
Isso não significa que a tristeza, num passe de mágica, tenha desaparecido. Ela ainda ameaça aparecer, mas como Peter sabe a sua causa, ele é capaz de administra-la e deixar espaço para a alegria.
Ao lidar com nossas emoções e com a satisfação na vida, precisamos procurar as causas para que, em vez de os sentimentos tomarem conta de nós, possamos nos apossar deles. Aqueles que se deixam levar pelos sentimentos, sem procurar entende-los, não conseguem fazer nada para mudar seu mundo.
As pessoas que não conseguem identificar a origem de seus sentimentos são as que têm menores probabilidades de superar rapidamente uma sentimento temporário de insatisfação com a vida.
“Se você não tiver controle sobre sua vida, não se queixe quando os outros tiverem.”.
Humor
Advogado Português
O doutor Joaquim Manuel faz uma visita a seu cliente na prisão. Este expõe seu caso e, visto a gravidade dos fatos propõe este acordo ao advogado:
- Se eu pegar cinco anos, eu lhe pago mil reais. Mas se eu pegar só três anos, eu lhe pago dois mil. Agora, se eu pegar só um, eu lhe pago três mil!
Depois da audiência, o advogado vai visitar novamente seu cliente na prisão e explica, feliz da vida:
- Eu lhe consegui um ano, portanto o senhor me deve três mil! E olha, tivemos sorte: eles queriam absolve-lo! J 09/04/18
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral