Mercado externo
• Os preços dos contratos futuros da soja continuaram a arrefecer nesta sexta-feira, ainda influenciados pelo rápido progresso do plantio na América do Sul e pela antecipação de posição dos investidores em relação ao relatório mensal de oferta e demanda do USDA.
• O consenso do mercado de que o órgão governamental norte-americano vai elevar os estoques finais estimados para os EUA através de ajustes positivos na produção segue incentivando os traders a liquidarem suas posições.
• A apreciação do dólar no mercado internacional de câmbio e a interrupção da trajetória de alta dos preços dos óleos vegetais contribuíram com o quadro baixista do dia
Marcado Interno
Ritmo de semeadura dita prêmios
• Os bons níveis de umidade em praticamente todo o Brasil têm possibilitado que o ritmo de semeadura siga em linha com o ritmo médio de cinco anos. Isso implica em maiores chances de que o calendário de colheita avance em conformidade com o ritmo médio.
• Neste contexto, as 89 milhões de toneladas projetadas para as exportações brasileiras na temporada 2021/22 também têm maiores chances de serem executadas conforme a sazonalidade anual típica, alcançando o seu pico em abril.
• Os prêmios para os meses iniciais do cumprimento do programa de exportações brasileiras (fevereiro e março), até então, seguem estáveis, resultado da percepção de maiores chances de normalidade no cumprimento das exportações.
Dólar
Taxa de câmbio recua nesta sexta-feira
• A divisa norte-americana apresentou forte queda em relação ao real nesta sexta-feira com parte dos investidores ajustando posições após a PEC dos precatórios ter sido aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados.
• A despeito da aprovação inicial, a tensão em torno da PEC continua, uma vez que a medida ainda poderá ser modificada pelos destaques, passará pelo segundo turno na Câmara e ainda será votada pelo Senado. O mercado vê na aprovação da medida a autorização do Legislativo para ruptura do teto de gastos.
• Como fator de precificação externo, os dados sobre a criação de postos de trabalho nos EUA vieram acima do esperado, fato que colaborou com a apreciação do dólar em relação as moedas mais líquidas do mundo.
Comentários
• A Argentina processou 3,69 milhões de toneladas de soja em setembro, 4% a mais do que no mês anterior e 18% acima de setembro de 2020.
• O resultado positivo se deu em resposta a forte demanda global por óleo de soja. A escalada dos preços internacionais do derivado incentivou as indústrias a concentrarem suas operações no mês e impulsionarem suas margens de esmagamento.
• Essa versão é consubstanciada pelas exportações de óleo de soja do país em setembro. As 506 mil toneladas de óleo de soja exportadas foram o maior volume para o mês desde 2014.
• Apesar do aumento das margens brutas desde julho, a escalada dos custos operacionais – impulsionados pela forte pressão inflacionária no país – e as pesadas tarifas sobre os derivados da soja tornam as margens líquidas pequenas demais para que acreditemos na continuidade da elevação do ritmo de esmagamento na temporada 2020/21.
Motivação
Não confunda bens materiais com sucesso
O tipo de carro que você tem o tamanho da sua casa ou a rentabilidade dos seus investimentos não faz de você uma pessoa melhor ou pior. Lembre-se daquilo que realmente importa na vida.
Imagine que hoje é o seu último dia na Terra. Agora faça uma lista mental de todas as coisas que conseguiu todas as coisas de que se orgulha e todas as coisas que deixaram você realmente feliz.
O seu carro está nessa lista? A sua televisão? Seu aparelho de som? O seu salário faz parte da lista? Não acredito. O que esta na lista são os elementos fundamentais de uma vida plena – seu relacionamento com os amigos e sua família, suas contribuições para a felicidade dos outros, os momentos marcantes e de maior emoção. Estes são os alicerces da sua lista.
Muitas pessoas vivem dia após dia se enganando. Em vez de investirem no que é fundamental, priorizando esses valores, colecionam coisas materiais e prestígio sem questionar o que o “sucesso” significa realmente.
Em um estudo baseado em questionários e na observação cotidiana, os recursos materiais eram nove vezes menos importantes para a felicidade do que os recursos “pessoais”, como a relação amorosa com os amigos e a família.
Cultive as amizades
Reaproxime-se dos antigos amigos e aproveite as oportunidades no trabalho ou na vizinhança para expandir seu círculo de amizades. As pessoas precisam sentir que fazem parte de um contesto maior onde há uma troca de afeto e atenção.
Andy desejava conhecer seus vizinhos, mas em geral o que via eram cercas altas e portas fechadas.
Anos antes, Andy havia comprado um computador com a intenção de usa-lo para trabalhar. Em dia de folga, começou a explorar a internet. Visitou vários sites onde pessoas que tinham interesses comuns em livros, esporte ou arte reuniam-se on-line para conversar sobre seus passatempos.
Ele começou a conversar com uma pessoa em particular durante suas viagens cibernéticas e logo descobriu que tinham muito em comum. Passaram a conversar um com o outro, embora por intermédio de um computador.
Semanas mais tarde, durante uma conversa cibernética de Andy com seu amigo, sua casa ficou sem luz eclética.
Quando a eletricidade voltou, Andy procurou seu amigo e descobriu que ele, exatamente no mesmo momento, também ficara sem eletricidade.
Suspeitando da coincidência, Andy e o amigo resolveram revelar seus endereços. Entre todos os lugares do mundo em que poderiam estar, descobriram que moravam na mesma rua!
Andy aprendeu uma lição: há pessoas maravilhosas bem perto esperando que você as descubra.
As relações íntimas de amizade são os fatores mais relevantes para a felicidade. Se você se sente próximo de outras pessoas, você tem quatro vezes mais chances de se sentir bem consigo mesmo que se não se sentir próximo de ninguém.
Humor
Dois peões estavam caminhando pela beira de uma estrada, voltando para casa depois de trabalhar duro o dia inteiro, quando o filho de um famoso juiz, que vinha a toda a velocidade no seu carro importado, atropelou os dois. Um deles atravessou o para-brisa e caiu dentro do carro, e o outro voou, bem longe. Três meses depois, eles saíram do hospital e, para surpresa geral, foram direto para a cadeira. Um por invasão de propriedade alheia, e o outro por se evadir do local do acidente.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios