noticias554 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Brasil

ENEM inicia neste domingo (21) com provas de linguagens e ciências humanas, e redação

Confira dicas para escrever um bom texto. Provas iniciam às 13h30, mas alunos devem chegar com pelo menos meia hora de antecedência ao local do exame

Publicada em 19/11/2021 às 12:12h

Agência Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia ENEM inicia neste domingo (21) com provas de linguagens e ciências humanas, e redação   Compartilhar a noticia ENEM inicia neste domingo (21) com provas de linguagens e ciências humanas, e redação   Compartilhar a noticia ENEM inicia neste domingo (21) com provas de linguagens e ciências humanas, e redação

Link da Notícia:

ENEM inicia neste domingo (21) com provas de linguagens e ciências humanas, e redação
 (Foto: Agência Brasil/Divulgação)

 

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, no próximo domingo (21), os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. O texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. 

 

Ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato. Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação. 

 

 

 

 

NA HORA DA PROVA 

No dia da prova, de acordo com o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, o ideal é reservar uma hora para fazer a redação. Isso pode ser feito logo no começo, quando o candidato está mais descansado. A dica é antes mesmo de ler os textos de apoio, ver, no final do enunciado, qual é o tema da redação. Assim, quando o estudante ler os textos de apoio, já saberá sobre o que precisará escrever e poderá destacar elementos que o ajudem na produção do próprio texto.  

 

DIAS ANTES DA PROVA 

A professora de redação na plataforma ExplicaêCainã Marques Vilanova, recomenda que, nessa reta final, os estudantes “Fazer uma análise de redações já feitas. Se estudou durante o ano e fez 30 redações, por exemplo, é hora de colocá-las em cima da mesa e dar uma olhada, rever os principais erros, analisar o que é preciso melhorar”, diz.  

Outra dica é ler redações que tiraram nota 1 mil em edições anteriores e revisem os textos que escreveram ao longo do ano. Produzir muitos novos textos a alguns dias do exame pode, de acordo com Cainã, gerar nervosismo. “Esta semana não é mais para fazer muitos textos. Se estudou durante o ano e fez 30 redações, por exemplo, é hora de colocá-las em cima da mesa e dar uma olhada, rever os principais erros, analisar o que é preciso melhorar”.  

 

Como os candidatos precisam, além de ter um conhecimento mínimo sobre o assunto, fazer uma proposta de intervenção, a dica é buscar referências que ajudem a embasar o texto. Podem ser músicas, filmes, livros, notícias e documentos como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

 

Motivos para nota zero  

Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação:  

• fuga total ao tema; 

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo; 

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille; 

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante; 

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação; 

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação; 

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto; 

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; 

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira; 

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e 

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes. 

 

Confira os temas das redações de anos anteriores:  

 

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional 

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana 

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado 

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil 

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira 

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações regulares do exame. 

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil 

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet 

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil 

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação) 

 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.