Mercado externo
• Os preços dos contratos futuros da soja negociados na CBOT arrefeceram nesta sexta-feira, pressionados pela queda dos preços do petróleo.
• As altas margens de esmagamento nos EUA, efeito da forte demanda interna do país, impediu ajustes negativos mais significativos.
• Os futuros do óleo de soja arrefeceram também influenciados pelo petróleo, ao passo que os papéis do farelo de soja receberam o suporte do spread entre posições longas do farelo e curtas do óleo de soja.
Mercado Interno
Soja sobe, mas prêmios impedem ajustes mais incisivos
• Os preços da soja apresentaram alta no mercado spot brasileiro, recebendo o suporte dos estoques cada vez menores da temporada 2020/21 em meio a compras de volumes complementares para entrega imediata.
• No mercado a termo, a pressão sobre os prêmios continuou a impedir que os preços captassem completamente a escalada da taxa de câmbio e a alta recente dos referenciais de Chicago.
• A ponta vendedora segue assimilando a reversão do cenário extremamente favorável que marcou a comercialização da soja 2020/21 nos primeiros meses da temporada. Nesse sentido, as antecipações se dão para evitar um arrefecimento maior das margens.
Dólar
Dólar sobe pelo quinto dia consecutivo
• O dólar apresentou alta em relação ao real pelo quinto dia consecutivo, impulsionado pela concentração de capital especulativo de curto prazo nos ativos da economia norte-americana, após os comentários tidos como hawkish de membros do Federal Reserve.
• A despeito de um começo de sessão positivo para moeda local, com otimismo acerca da celeridade da aprovação da PEC dos Precatórios no Senado, a taxa de câmbio passou a subir quando o vice-presidente e o diretor do Fed afirmaram que o órgão deve antecipar a redução das compras de títulos.
• Paralelamente, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) afirmou que o órgão não pretende reduzir os estímulos monetários tão cedo, fato que redirecionou os investimentos especulativos para os EUA.
Comentários
• Apesar da alta nos preços internacionais do óleo de soja, os preços mais baixos do farelo de soja e a forte pressão inflacionária sobre os custos operacionais prejudicaram os ganhos das indústrias argentinas e levaram os processadores a operarem com margens negativas por meses.
• Esse contexto reduziu a relação entre a atividade de processamento e a capacidade instalada para o segundo menor nível na década em 2021 e deteriorou o potencial das indústrias de pagar mais pela oleaginosa.
• Com o ritmo de vendas do agricultor argentino abaixo da média de 5 anos como um testemunho dos desafios que o complexo da soja enfrenta na Argentina e as restrições destacadas sobre a atividade de esmagamento, o país deve continuar a perder espaço para o Brasil e os EUA no fornecimento internacional de derivados de soja em 2022.
Motivação
Pessoas de sucesso não desistem facilmente:
Existem características comuns em todas as pessoas de sucesso, independentemente da área em que atuam. Mas uma parece ser permanente – a persistência. As bem-sucedidas sempre comentam sobre todas as dificuldades pelas quais passaram. Existe até um ditado que diz: “Não importa o número de vezes que você caiu, mas quantas se levantou”. Phil Knight, fundador da Nike, resumiu isso quando disse: “O segredo é tentar só mais uma vez. Até acertar. Porque o acerto final é maior do que todos os erros anteriores”.
Muitas pessoas não entendem que a maioria das coisas não dá certo na primeira vez.
Não adianta só ser otimista ou ter pensamento positivo, é preciso fazer algo até dar certo. Mesmo Napoleon Hill, autor do clássico de auto ajuda Pense e enriqueça, repetia que é preciso aprender a conviver com o fracasso, o erro, o cansaço, o desânimo e a desmotivação. As pessoas de sucesso também passaram por isso – a diferença é que não desistiram hoje porque sabiam que estariam prejudicando si mesmas amanhã.
Alguns semeiam hoje e já querem colher amanhã. Não funciona assim, a vida tem ciclos, fases e estações. Você deve se adaptar, fazendo o que é certo até conseguir – mesmo que demore um pouco mais do que imaginava. Essa é a importância da persistência e o caminho do sucesso. Mas, se é verdade que a persistência é fundamental para o sucesso, por que tantas pessoas desistem? Por que comprometem seu sucesso no futuro desistindo hoje? É importante entender que tudo o que fazemos hoje influenciará outra pessoa – você mesmo, só que amanhã.
Se amanhã eu quiser ser mais magro, preciso comer menos hoje. Se amanhã quiser mais oportunidades, preciso estudar hoje. Quem paga o preço sou “eu agora” para que o “eu amanhã” possa ser mais feliz. É aqui que a maioria das pessoas tem um problema, pois o seu “eu hoje” fica com preguiça e não quer pagar o preço pelo amanhã. E desiste.
Veja uma citação de Calvin Coolidge, que foi presidente dos Estados Unidos (1923-1929): “Nada no mundo pode substituir a persistência. O talento não substitui; nada é mais comum do que pessoas talentosas e fracassadas. A genialidade não substitui; genialidade sem recompensa é a coisa mais comum do mundo. Educação não substitui; o mundo está cheio de desajustados bem-educados. Apenas a persistência e a determinação são onipotentes”.
Humor
Um casal de idosos recebe alguns amigos para o almoço.
Os homens conversam na sala enquanto as mulheres preparam a comida:
- Ontem a noite saímos para jantar num novo restaurante e foi ótimo diz o homem idoso.
- Qual é mesmo o nome do restaurante?
Ele enruga a testa, concentrado, e finalmente diz ao amigo:
- Como se chama aquela flor vermelha que a gente dá para quem ama?
- O cravo?
-Não. Não.
-A papoula?
_Não! Você sabe, aquela que é vermelha e tem espinhos.
- Você quer dizer a rosa?
- Sim, isso mesmo! Obrigado! Grita:
- Rosa! Como é mesmo o nome daquele restaurante que a gente foi ontem à noite?
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral