Nesta quinta (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante Pfizer em crianças entre cinco e onze anos. Porém, ainda não está previsto quando será o início da vacinação dessa nova faixa etária. A decisão será tomada pelo Ministério da Saúde.
A dose destinada para crianças será menor do que aquela aplicada em maiores de doze: cerca de um terço da quantidade. O esquema vacinal segue sendo de duas doses. Vale lembrar que a vacina Pfizer já vem sendo aplicada em adolescentes.
O pedido de utilização da Pfizer em crianças foi recebido pela Anvisa em 12/11. No dia 23/11, a Agência pediu informações adicionais, que foram entregues em 6/12. Hoje (quinta, 16), a Anvisa publicou a autorização da aplicação.
É importante ressaltar que a decisão da Anvisa foi feita em conjunto com diversos especialistas da área médica: Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).