Mercado externo
• Os preços dos contratos futuros da soja ofertados na CBOT registraram nova elevação nesta sexta-feira, impulsionados pela piora das condições edafoclimáticas na América do Sul e compras especulativas.
• Modelos meteorológicos continuaram a indicar chuvas no Centro-Norte do Brasil e tempo seco no Sul e nas áreas agrícolas da Argentina.
• O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) ainda confirmou novas vendas externas de 132 mil toneladas de soja do país à China, oferecendo suporte subjacente ao mercado.
Mercado Interno
Processamento deve encerrar o ano num ritmo acima da média
• As margens brutas de esmagamento no Brasil se mantiveram em ascensão durante outubro e novembro, alcançando os maiores patamares desde fevereiro de 2021.
• A firmeza das margens deram suporte ao esmagamento de soja no país, que voltou a superar 4 milhões de toneladas em outubro e deve sustentar a atividade das indústrias brasileiras em níveis recordes nos dois últimos meses do ano.
• O balanço de oferta do farelo de soja no Brasil deve encerrar a temporada 2020/21 com as exportações fortes, uma vez que os preços do derivado brasileiro voltaram a patamares atraentes no mercado internacional com o basis flertando com o campo negativo antes do esperado.
Dólar
Taxa de câmbio encerra a semana em alta
• A taxa de câmbio encerrou a sexta-feira em alta, com o aumento da aversão ao risco relacionado a disseminação da variante Ômicron e indícios de aperto na política monetária das principais economias do mundo.
• Internamente, os participantes do mercado continuaram atentos a sazonalidade dos fluxos monetários, uma vez que é o momento do ano em que as empresas pagam juros e dividendos. Enquanto isso, a expectativa de que o Banco Central pudesse mais uma vez intervir, ofertando dólares no mercado spot ancorou a escalada do dólar.
• O mercado continuou a repercutir a última reunião do Federal Reserve, na qual as autoridades monetárias indicaram o encerramento do programa de estímulos através da compra e títulos e o aumento da taxa de juros.
Comentários
• O plantio de soja foi concluído em 69% das lavouras da Argentina até 16 de dezembro, um pouco abaixo da média de 72%. O plantio de soja em Buenos Aires está 95% concluído, enquanto em Santa Fé está 75% e em Córdoba 60% das áreas receberam a semeadura.
• Projetamos que o plantio de soja alcance 80% da área de cultivo argentina até o dia 23 de dezembro, o que, se realizado, ficará em linha com a média.
• A umidade do solo é considerada adequada nas principais províncias produtoras de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé, o que favorece o trabalho de campo e o desenvolvimento da safra.
• Prevê-se que a chuva fique abaixo do normal na próxima semana. A situação é digna de atenção, pois o padrão climático La Niña, que está presente, está associado a chuvas abaixo do normal na Argentina.
Motivação
Seja nosso sim, sim; não, não.
A mentira situa-se em um dos piores flagelos da humanidade e se faz presente em todas as culturas.
Observemos que todo o mal que se produz na terra está sempre vinculado à mentira. Mente o empregado ao gazetear o trabalho, o politico que faz promessas vâs, o estelionatário que ilude incautos, o corrupto que aceita propinas, o comerciante que explora o freguês, o publicitário que vende uma imagem falsa. A lista iria longe. Todos mentem para alcançar seus objetivos.
Há pequenas mentiras que não prejudicam ninguém e facilitam nossa vida. Haverá maneira mais fácil de nos livrarmos de alguém que vem nos importunando que mandar alguém dizer que não estamos em casa?
É uma questão de princípios. Quem se habitua a pequenas mentiras não terá constrangimento com relação às maiores, fugindo às suas responsabilidades.
Que a mentira está entranhada na vida social sim. Todavia, de nossa vida não. Depende de nos conscientizarmos a respeito.
Há quem defenda que estaria em desvantagem se falasse sempre a verdade num mundo onde impera a mentira.
Imaginamos estão que os primitivos discípulos de Jesus tivessem esta mesma ideia. Uma simples mentirinha – “não sou Cristão! Prenderam-se por engano” – e estariam livres das feras famintas do Circo Romano...
Foi a fidelidade à verdade, sustentada pelos mártires bravios, que permitiram ao Cristianismo sobrepor-se às perseguições cruéis, consolidando-se como marco de luzes na Terra.
A mentira é condenada em todos os textos religiosos, desde as mais antigas culturas. Jesus, ao recomendar que cultivemos o “sim, sim; não, não” está nos advertindo que nossas afirmações devem ser sempre verdadeiras.
Lembremo-nos do oitavo mandamento recebido medi unicamente por Moises no Monte Sinai: “não presteis testemunho falso contra o vosso próximo”.
“É preciso crer sempre no sonho e lutar para que ele se terne real.”
Humor
Um homem visita um velho amigo, quando, de repente, uma menina passa correndo pela sala.
- Diploma, você não cansa de correr?
- Que nome estranho, por que ela se chama assim?
O amigo dá um suspiro.
- Pois é. Mandei minha filha estudar na Universidade de Lisboa, e foi isso o que ela trouxe de volta.
Natal 2021
Estamos nos aproximando do final de mais um ano e é com muita alegria que queremos compartilhar com você amigo: Cooperado, colaborar, cliente e parceiro este momento. Muito obrigado por estarem conosco nesta caminhada e acreditar em nosso trabalho, vocês são nosso maior patrimônio. Certamente estaremos juntos em 2022.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral