noticias846 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Brasil

Começa nesta terça (1) a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Iniciativa está em vigor desde 2019. Número de mães entre 15 e 19 anos no Brasil é quase o dobro da média mundial, mas vem em queda nas últimas décadas

Publicada em 01/02/2022 às 16:47h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Começa nesta terça (1) a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência   Compartilhar a noticia Começa nesta terça (1) a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência   Compartilhar a noticia Começa nesta terça (1) a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Link da Notícia:

Começa nesta terça (1) a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
 (Foto: Banco de Imagens)

 

Nesta terça (1), começa a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciativa que entrou em vigor em 2019, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e está integrada ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 

 

Entre as medidas inclusas nessa semana, está o Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez de Adolescentes, destinado à conscientização dos riscos e impactos que uma gravidez na adolescência pode acarretar na vida das jovens. 

 

 

 

 

No Brasil, a gravidez na adolescência está ligada à evasão escolar, e contribui para o aumento da pobreza. Além disso, mães muito jovens possuem maior tendência a terem complicações no momento do parto. 

 

Dados do Ministério da Saúde indicam que 400 mil adolescentes entre 15 e 19 anos se tornam mães no Brasil todo ano, representando 18% dos nascimentos no país. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o número de mães brasileiras entre 15 e 19 anos é mais do que o dobro da média mundial. 

 

Apesar disso, o número de mães adolescentes está em queda no país. Em 2000, 23,4% dos bebês brasileiros tinham mães entre dez e 19 anos. Em 2019, esse percentual caiu para 14,7%. (os números são da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Infanto Puberal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)).

 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.