Depois de semanas de clima tenso, com equipes do exército russo localizadas em posições estratégicas próximas à fronteira com a Ucrânia e em territórios separatistas, a Rússia acabou por atacar o país vizinho.
Nas últimas horas, forças armadas russas realizaram ofensivas em diferentes pontos do território ucraniano, inclusive na capital Kiev, materializando a situação de conflito.
Até o momento, Rússia e Ucrânia são os únicos países envolvidos no imbróglio. Porém, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se manifestou destacando que o Brasil não aprova o ataque à Ucrânia:
A situação de guerra também foi criticada pelo general, que pediu que países ocidentais se posicionem em favor da Ucrânia:
Em nota, o Ministério da Relações Exteriores do Brasil pede “a suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão [...] que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”.