DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A data é comemorada em 8 de março e celebra as conquistas sociais femininas: como o direito ao trabalho, ao estudo e ao voto.
Em vista disso, a Secretaria Estadual de Saúde promove o II Seminário - As mulheres em suas diversidades, para conversar e debater pautas que pensam os direitos da mulher no mundo atual. Serão três encontros, nos dias 10/3, 17/3 e 24/3, das 9h às 12h. Confira os temas abordados:
Link para acessar os seminários: https://rsgov.webex.com/meet/equidade.
MARÇO LILÁS
A iniciativa busca promover a conscientização a respeito do câncer do colo do útero, doença que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras, e a quarta causa de morte mais comum entre elas. Entre 2020 e 2022, mais de 16.00 brasileiras foram diagnosticadas com a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A coordenadora da Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida do Departamento de Atenção Primária e Políticas em Saúde, Gisleine Silva, explica que o método para detecção desse tipo de câncer é o exame conhecido como Papanicolau. Ainda segundo a especialista, a vacina contra o HPV é outra aliada no combate ao câncer do colo do útero.
Durante a pandemia, o Brasil registrou queda de 28% nos exames e procedimentos médicos para prevenção e tratamento do câncer do colo do útero. No RS, a queda foi de 33% nos exames preventivos e de 27% nos procedimentos. Além disso, as mamografias também tiveram queda no Rio Grande do Sul: 34%.
Sintomas do câncer do colo do útero: