noticias621 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Brasil

Dia Internacional da Mulher e Março Lilás destacam pautas relativas à saúde da mulher e aos direitos femininos

Além da campanha dedicada à conscientização sobre o câncer do colo do útero, março também terá seminários online, organizados pelo executivo estadual

Publicada em 02/03/2022 às 16:59h

Leonardo Pinto dos Reis


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia Internacional da Mulher e Março Lilás destacam pautas relativas à saúde da mulher e aos direitos femininos  Compartilhar a noticia Dia Internacional da Mulher e Março Lilás destacam pautas relativas à saúde da mulher e aos direitos femininos  Compartilhar a noticia Dia Internacional da Mulher e Março Lilás destacam pautas relativas à saúde da mulher e aos direitos femininos

Link da Notícia:

Dia Internacional da Mulher e Março Lilás destacam pautas relativas à saúde da mulher e aos direitos femininos
 (Foto: Banco de Imagens)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

A data é comemorada em 8 de março e celebra as conquistas sociais femininas: como o direito ao trabalho, ao estudo e ao voto. 

 

Em vista disso, a Secretaria Estadual de Saúde promove o II Seminário - As mulheres em suas diversidades, para conversar e debater pautas que pensam os direitos da mulher no mundo atual. Serão três encontros, nos dias 10/3, 17/3 e 24/3, das 9h às 12h. Confira os temas abordados: 

  • 10 de março - Direitos humanos e saúde das mulheres;
  • 17 de março - Violência e racismo contra as mulheres;
  • 24 de março - Direitos sexuais e reprodutivos: Equidade no Acesso ao Planejamento. 

 

Link para acessar os seminários: https://rsgov.webex.com/meet/equidade. 

 

 

 

 

MARÇO LILÁS 

A iniciativa busca promover a conscientização a respeito do câncer do colo do útero, doença que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras, e a quarta causa de morte mais comum entre elas. Entre 2020 e 2022, mais de 16.00 brasileiras foram diagnosticadas com a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

 

A coordenadora da Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida do Departamento de Atenção Primária e Políticas em Saúde, Gisleine Silva, explica que o método para detecção desse tipo de câncer é o exame conhecido como Papanicolau. Ainda segundo a especialista, a vacina contra o HPV é outra aliada no combate ao câncer do colo do útero. 

 

Durante a pandemia, o Brasil registrou queda de 28% nos exames e procedimentos médicos para prevenção e tratamento do câncer do colo do útero. No RS, a queda foi de 33% nos exames preventivos e de 27% nos procedimentos. Além disso, as mamografias também tiveram queda no Rio Grande do Sul: 34%. 

 

Sintomas do câncer do colo do útero:  

  • Sangramento vaginal atípico;
  • Anemia causada pelos sangramentos;
  • Dores nas pernas e/ou nas costas;
  • Corrimento anormal;
  • Perda de peso não intencional;
  • Problemas urinários ou intestinais;
  • Dor na pelve, incluindo durante as relações sexuais. 

 

 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.