Atualizada às 20h28min; domingo (20)
Neste domingo, dia 20, o ministro Alexandre de Moraes recuou sobre sua decisão após pronunciamento e cumprimento de exigências, o Telegram voltou a operar no país.
Na tarde desta sexta (18), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que o aplicativo de mensagens instantâneas Telegram seja suspenso em todo o Brasil. A decisão do ministro atendo pedido da Polícia Federal, que afirma que os responsáveis pelo aplicativo não têm se manifestado a respeito de ordens judiciais que vem recebendo.
O despacho do ministro argumenta que os responsáveis pelo Telegram desrespeitaram a legislação brasileira e não cooperaram com a justiça do país, permitindo que o aplicativo seja utilizado para infrações penais. Porém, há relatos de que o aplicativo segue funcionando normalmente após a decisão.
Lojas de aplicativos, como a Google Play, receberam determinação de remover o Telegram dos seus catálogos em, no máximo, cinco dias.
O aplicativo Telegram tem origem na Rússia e foi lançado no ano de 2013. Atualmente, a empresa tem sede nos Emirados Árabes Unidos.