Faltam 46 dias para terminar o prazo para retirar o título eleitoral e ficar apto a participar das eleições de 2022, que elegerá o presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.
Até 4/5, os cidadãos brasileiros poderão solicitar a primeira via do documento e também realizar outros procedimentos, como transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados eleitorais.
Todo o procedimento pode ser realizado pela internet (clique aqui e saiba mais). Em caso de não possuir acesso, o eleitor pode agendar atendimento presencial nos cartórios eleitorais, através do telefone 148.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul recomenda a procura antecipada pela regularização dos direitos eleitorais, pois o sistema pode ficar sobrecarregado nos dias próximos ao término do prazo.
No Brasil, têm direito ao voto todos aqueles que tiverem 16 anos no momento da eleição. Ou seja, pessoas que tenham 15 anos agora, mas que farão aniversário até o dia 2/10 (o dia da votação em primeiro turno) podem tirar o título eleitoral.
Também vale lembrar que a cobrança de multa por não participação nas eleições de 2020 está suspensa. Caso ocorra segundo turno, as votações serão em 30/10.