noticias636 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Brasil

Fórum de governadores debate novas regras no cálculo do ICMS, que prevê tributação única do imposto em todo o país

Alguns gestores estaduais, como Eduardo Leite, defendem que cada estado tem sua própria lógica tributária e que a uniformização dos valores poderia resultar em aumento no ICMS em algumas unidades federativas

Publicada em 22/03/2022 às 17:20h

Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fórum de governadores debate novas regras no cálculo do ICMS, que prevê tributação única do imposto em todo o país   Compartilhar a noticia Fórum de governadores debate novas regras no cálculo do ICMS, que prevê tributação única do imposto em todo o país   Compartilhar a noticia Fórum de governadores debate novas regras no cálculo do ICMS, que prevê tributação única do imposto em todo o país

Link da Notícia:

Fórum de governadores debate novas regras no cálculo do ICMS, que prevê tributação única do imposto em todo o país

Na manhã desta terça-feira (22), foi realizada em Brasília reunião do Fórum de Governadores, cuja pauta foi a tributação do Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: o famoso ICMS. 

 

Em 11/3, o presidente Jair Bolsonaro sancionou Projeto de Lei que modifica o cálculo do imposto, passando a definir uma tributação única em todo o país. Os governadores, por outro lado, entendem que a nova norma fere a autonomia federativa e parágrafos da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

 

 

 

 

Presente na reunião via videoconferência, o governador do RS, Eduardo Leite, explica que a nova lei pode resultar em aumento no ICMS em alguns estados: 

  • “A legislação que foi aprovada no Congresso traz uma armadilha na qual muitos Estados poderiam ter de cobrar mais alto o tributo, porque existe um desalinhamento de alíquotas entre os Estados. O RS pratica uma alíquota de 12% sobre o diesel, já outros praticam 18%. [...] Não adianta querer pegar uma parte da tributação dos combustíveis e forçar um alinhamento em que uns Estados vão cobrar mais do que estão cobrando hoje, outros vão cobrar menos, e aqueles que terão de cobrar mais vão repassar o imposto cobrado para quem teria perda”, exemplificou. 

 

 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.