Mercado externo
Soja estende correção negativa na CBOT
• Os preços dos contratos futuros da soja ofertados na Bolsa de Chicago (CBOT) recuaram nesta sexta-feira, ainda refletindo o relatório trimestral de intenção de plantio e estoques dos EUA, divulgado ontem pelo USDA.
• Segundo o órgão, os agricultores dos EUA pretendem plantar 36,8 milhões de hectares com soja em 2022, quase 1 milhão de hectares acima das projeções do mercado.
• O USDA-NASS ainda divulgou os dados oficiais do processamento de soja dos EUA em fevereiro. O órgão confirmou o esmagamento de 4,74 milhões de toneladas de soja no país, abaixo das expectativas do mercado, que giravam em torno de 4,77 milhões de toneladas.
Mercado Interno
Com forte queda, novos negócios se tornam rarefeitos
• Com os papéis de Chicago e a taxa de câmbio do lado negativo do plano e os prêmios domésticos e de exportação praticamente estáveis nesta sexta-feira, os preços da soja no mercado à vista e a termo tiveram quedas generalizadas.
• Negócios só ocorreram em rarefeitas localidades em que as indústrias locais mantiveram os patamares de prêmios oferecidos há uma semana.
• Na maioria das regiões pesquisadas pela IHS Markit, os vendedores continuaram retesados, à espera de que a alta volatilidade das commodities possa abrir alguma janela mais remuneradora como ocorreu há cerca de 15 dias.
Dólar
Dólar amplia perdas em relação ao real
• A divisa norte-americana apresentou queda em relação ao real, ampliando as perdas em 2022 para 16% com a continuidade das operações e “carry trade”.
• Enquanto a alta dos preços das commodities garante o ingresso de moedas pela via comercial, a elevada taxa de juros na comparação com a das maiores economias globais atrai o capital estrangeiro pela via financeira.
• É possível afirmar ainda que a queda da taxa de câmbio só não é maior em razão do início da corrida eleitoral no Brasil e da tendência de aumento dos gastos públicos às vésperas do pleito.
Comentários
• O conflito na Ucrânia deve resultar em demanda adicional por soja e derivados da soja, num contexto que já era de oferta global restrita.
• A volatilidade aumentou dramaticamente em commodities agrícolas devido ao nível de incerteza no mercado.
• Espera-se que ela permaneça alta no complexo da soja até que se saiba mais sobre os desdobramentos do conflito em si e sobre a produção da nova safra de soja dos EUA, que se tornará um importante ponto de foco para o mercado de soja daqui para frente.
• A forte demanda e a menor oferta relacionadas à menor produção na América do Sul e à invasão russa da Ucrânia devem continuar oferecendo suporte ao complexo soja, uma vez que o racionamento da demanda é necessário.
Motivação
Procure pensar menos nas pessoas e nas coisas que incomodam.
Há inúmeras coisas nas quais podemos pensar, mas muitos têm a tendência de concentrar sua atenção naquilo que mais incomoda. Se for o seu caso, tome consciência das manifestações dessa tendência. Pense nos aborrecimentos, para resolvê-los, mas procure concentrar-se nas coisas que trazem alegria.
Pedro conseguiu comprar a casa de praia com que tanto sonhava. Encontrei-o no final do verão e, ao perguntar-lhe como tinham sido as férias, ouvi um relatório de infortúnios: a casa era muito quente, os mosquitos atormentavam a noite, os vizinhos tocavam um som infernal.
Fui convidado para passar um fim de semana na casa de Pedro: fazia de fato calor, mas um ventilador de teto resolvia o problema e até ajudava a espantar os mosquitos. A mulher de Pedro, com sua gentileza característica, levava um bolo para os vizinhos barulhentos e conseguia negociar com eles uma diminuição do volume do som. O lugar era paradisíaco, a água do mar deliciosa, bater papo tomando uma cerveja na frente daquela beleza um verdadeiro privilégio. Mas Pedro continuava focado nos problemas e com isso perdia o prazer que o lugar tinha a lhe oferecer.
Os queijos suíços são gostosíssimos, mas há quem se concentre nos buracos desse queijo. Na minha família, quando alguém começa a insistir nos aspectos negativos de alguma coisa que pode causar prazer, é logo denunciado pelos outros; “você só está vendo o buraco do queijo!”
É claro que há pessoas e situações que nos desagradam, nos fazem mal. Na medida do possível, devemos tranquilamente evita-las. Mas aqui estamos falando de uma tendência: a de se deter nos aspectos negativos que qualquer realidade tem, deixando assim de usufruir o que lhe dá prazer. Examine suas atitudes, descubra que é sua tendência e, se for necessário, tente modifica-la.
Aqueles que costumam ruminar os aspectos negativos e a infelicidade têm 70% menos chances de se sentirem contentes do que aqueles que não o fazem.
Humor
Duas baratas estavam remexendo em uma lata de lixo.
- Eu estive naquele restaurante novo do outro lado da rua. Você não acredita!
É muito arrumado e a coisinha é tão limpa que o chão até brilha.
- Por favor, agora não, pelo amor de Deus! Eu estou comendo!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios.