Mercado externo
• O mercado despencou com os cancelamentos de vendas de exportação 2021/22 dos EUA e o clima normal no Cinturão do Milho dos EUA.
• O encerramento da semana também foi amplamente associado à deterioração do mercado com taxas de juros crescentes, risco de recessão e a percepção de que a inflação está chegando ao pico, o que desencadeou fortes vendas em todo o complexo de soja.
• Os fundos foram vendedores líquidos de 17.500 contratos de soja, 8.000 contratos de óleo de soja e 7.000 contratos de farelo de soja.
Mercado Interno
Vendas para exportação continuam fracas, apesar da queda do basis FOB
• O basis FOB de soja do Brasil ficou sob pressão recentemente, seguindo a demanda de exportação diminuta e compras reduzidas de processadores locais.
• Apesar dessa atratividade, não capturamos nada além de vendas de pequenos volumes para preencher navios já contratados.
• Dada a ausência de mudança significativa no desempenho dos componentes de demanda, deixamos nosso balanço 2021/22 inalterado nesta semana, isto é, exportações correspondentes a 76 milhões de toneladas e esmagamento em 48 milhões de toneladas.
Dólar
Dólar sobe com risco fiscal no Brasil
• O dólar subiu fortemente contra o real nesta sexta-feira e fechou no maior patamar desde o início de fevereiro, negociada acima de R$ 5,30. Esta é a quinta semana seguida de apreciação do dólar.
• A precificação de hoje refletiu em grande medida a aprovação da PEC no Senado brasileiro que abre espaço para gastos adicionais de R$ 41 bilhões pelo governo. A proposta segue para aprovação na Câmara dos Deputados, elevando as preocupações com o balanço fiscal no país.
• Ainda no Brasil, o IBGE reportou hoje aumento de 1,83% no Índice de Preços ao Produtor (IPP), acumulando alta de 19,15% nos últimos 12 meses. No exterior, perduram as preocupações com uma recessão global.
Comentários
• Os volumes de soja processados na Argentina ficaram abaixo de nossas expectativas por dois meses consecutivos, comprovando a persistência dos obstáculos tão esperados como margens de esmagamento deterioradas, ritmo lento de comercialização e tensão constante entre o complexo e o governo.
• Enquanto os processadores argentinos ainda estão lidando com margens líquidas negativas, a recente greve liderada por caminhoneiros locais está impedindo que a soja e seus produtos cheguem aos portos, aprofundando a crise no complexo soja.
• Assim, reduzimos nossa previsão para o esmagamento 2021/22 de soja da Argentina em 500 mil toneladas para 38,5 milhões.
• Embora a oferta mais apertada de produtos de soja deva impactar principalmente o consumo doméstico e os estoques, a redução do esmagamento aumenta as chances de novos ajustes negativos à nossa projeção de exportação de óleo de soja e farelo de soja.
A Melhor maneira de economizar água é comendo melhor.
Terceiro: Usamos 70% da água disponível no mundo para produzir comida. Por isso, ao evitar o desperdício, você poupa esse recurso natural.
A irrigação no País é principalmente aérea, por aspersão e pouco eficiente: só metade chega às raízes das plantas. O restante perde-se na evaporação ou é levada pelo vendo.
A cada quilo de carne bovina são gastos 15 mil litros de água, desde o plantio do alimento até a limpezas de seus dejetos.
Seguindo a mesma lógica, gasta-se: Quilo de frango 4.000 litros, um quilos de ovos 3.000 litros, pó para uma xicara de café 140 litros, barra de chocolate 1.700 litros.
Pela comida suprimos 20% do que necessitamos de água.
Mas um terço dos alimentos se perde pelo caminho, na produção, na estocagem, na distribuição e em casa.
A água que não vemos, mas que é usada em tudo o que é produzido, é chamada de pegada hidrológica, e precisa ser levada em conta para se fazer melhor uso desse recurso.
Ates do mercado ou feira, faça uma lista do que realmente precisa. Depois, gurde tudo corretamente. Assim, você não compra nem gasta sem necessidade.
Dê preferencia a fritas e verduras da época, pois essas exigem menos água em seu cultivo.
Sejam roupas, artigos de decoração ou eletrodomésticos, opte por produtos duradouros e eficientes.
A indústria consome 20% da água disponível para produzir vários objetos,
Calça Jeans 11.000 litros, um carro 400.000 ,tiros.
Faça uma “Boquinha” Às vezes você pode utilizar os famosos carboidratos como um calmante. Isso porque comê-los ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que tem efeito relaxante sobre o cérebro. Por isso, dietas com poucos carboidratos podem piorar seu astral. Não é desculpa para se entupir de chocolate, mas tenha sempre uma bolacha por perto. O efeito aparece em mais ou menos 15 minutos.
Suspenda o Café: Um estudo recente determina que as pessoas produzem mais hormônios de estresse quando consomem cafeína e esse efeito pode durar até 12 horas.
Assim, tente diminuir seu consumo, principalmente quando associado a hábitos como o fumo e o trabalho excessivo. Tente trocar aquela xicara de café por um bom chá de ervas – que não tenha cafeína como é o caso do mate ou do chá-preto.
Humor – Sozinha no Avião
Esta história é de uma linda mulher voando com seu piloto num avião de dois lugares. Ele sofre um ataque cardíaco e morre.
Ela, desesperada, começa a gritar por socorro.
- Socorro! Help! Ajudem-me! Meu piloto teve um ataque cardíaco e morreu, eu não sei pilotar. Dai ela ouviu uma voz no rádio dizendo pausadamente:
- Este é o controle de tráfego aéreo e eu te escuto bem, alto e claro, tenha calma, vou falar através deste rádio e te trazer de volta ao chão, pois tenho experiência com este tipo de problema enfrentei vários, basta ter muita calma, respire fundo e tudo vai ficar bem, agora me de a sua altura e posição.
- Ela diz, eu tenho 1,72 m e estou no banco da frente.
- Ok. Diz a voz no rádio, agora repita comigo:
- Pai nosso, que estais no céu...
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral