Na última terça (26), a carteira de identidade brasileira começou a ser emitida em um novo modelo. Nesse primeiro momento, apenas a cidade de Porto Alegre já confecciona o novo documento, e somente em caso de 1ª via. Em Tupanciretã, o setor responsável aguarda orientações e treinamento para iniciar os procedimentos de confecção do novo formato de carteira de identidade.
Entre os objetivos do novo formato da carteira de identidade está a padronização do número do RG em todo o país. Com o documento atual, na prática, uma pessoa poderia emitir uma carteira de identidade em cada estado brasileiro. Isso porque, em caso de perda ou roubo do documento em outro estado que não o de origem, o número do RG acaba mudando.
Assim sendo, a nova carteira vai utilizar o CPF como registro geral único e válido em todo o território nacional. Além disso, a nova carteira também conta com verificação de autenticidade via QR Code e poderá ser utilizada como documento para viagens para países do Mercosul.
Os órgãos responsáveis pela emissão do documento são as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, e elas têm até 3 de março de 2023 para promover a emissão do novo documento. Depois de Porto Alegre, a confecção da nova carteira de identidade deverá iniciar nos estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, mas apenas em agosto.
TODOS CONTRA A DENGUE