Mercado externo
Futuros caíram após relatório de estoques de grãos
• Os futuros da soja fecharam em forte queda na sexta-feira, influenciados pelo relatório Trimestral de Estoques de Grãos do USDA.
• O USDA estimou os estoques de soja de 1º de setembro em surpreendentes 7,4 milhões de toneladas. Esse resultado foi 870 mil toneladas acima das expectativas do mercado.
• A melhora do clima para a colheita no Meio Oeste dos Estados Unidos, a queda nos preços à vista da soja e o bom início do plantio no Brasil também pressionaram os papéis.
Mercado Interno
Preços da soja e basis de óleo de soja em queda pressionam margens
• Depois que o novo regime de câmbio da Argentina foi aprovado, aumentando as expectativas de que os derivados de soja do país encheriam o mercado internacional, as perdas de margem de esmagamento do Brasil se aprofundaram.
• De acordo com várias fontes, várias plantas de esmagamento interromperam suas operações, antecipando seu período de manutenção, em meio a elevados estoques de óleo de soja e margens de esmagamento mais fracas.
• Apesar de haver incertezas em torno do número de plantas fechadas e do período de interrupção, esse cenário certamente adiciona um ponto negativo à nossa projeção de 49 milhões de toneladas para o esmagamento de soja 2021/22 no Brasil.
Comentários
• Apesar de nosso corte de 2,18 milhões de toneladas na projeção para as exportações, seguindo a previsão de menor produtividade para safra 2022/23 norte-americana, continuamos a ver um ambiente desafiador e risco de queda para as exportações dos EUA.
• O forte aumento nas vendas de exportação da Argentina no início da janela de exportação dos EUA e a maior produção e expectativa de forte concorrência do Brasil têm potencial para impactar as vendas dos EUA no final da janela de exportação.
• Nossa projeção para o esmagamento dos EUA foi menos impactada (- 140 mil toneladas) em razão da firmeza das margens de esmagamento e expectativa de crescimento sustentado da indústria de combustíveis renováveis no país.
Motivação - Existe valor em tudo
Mesmo nos aspectos negativos da vida existe valor. De fato, a diferença entre o negativo e o positivo no final depende não do evento em si ou das circunstancias, mas do que você decide fazer com isso.
Existe valor no medo. Ele ajuda na preparação. O medo nos dá a energia que precisamos para enfrentar o que tememos. Existe valor no desconforto. Ele nos força a avançar. O desconforto nos motiva a procurar coisas melhores.
Existe valor no desapontamento. Ele nos ensina muito. Ao iluminar o que não funciona., o desapontamento também nos mostra novos caminhos para conseguir o que queremos. Existe valor na dor. Ela faz com que você fique mais forte e resistente. A dor lhe dá a habilidade e o desejo de fazer coisas que você acreditava impossíveis de realizar.
O valor não vem até você, nem fica se escondendo. Ele está sempre lá, esperando ser encontrado para ser usado – em qualquer dia, qualquer momento, em todas as situações. Procure com sinceridade e confiança, seja em tempos duros e difíceis ou em momentos de felicidade e fartura, e você sempre encontrará algo de valor.
Humor – Mais uma do Joãozinho
O professor pede exemplo de estimulante:
- Café, professor – fala Mariazinha.
- Álcool, professor – fala Astrobaldo.
- Mulher pelada – Manda o esperto Joãozinho.
- Como é, Joãozinho? Já pra casa! E amanhã venha com o seu pai! – responde o professor.
No outro dia Joãozinho chega na sala sem o pai e vai sentar na última cadeira.
O professor estranhado pergunta:
- Ô Joãozinho! Cadê seu pai, menino? Não mandei que você viesse com ele? Você não contou para ele, não foi?
- Professor, meu pai me mandou sentar bem longe do senhor, porque se o senhor não acha mulher pelada estimulante, é porque é veado!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios