Mercado externo
Futuros da soja fecham a semana em queda
• Os futuros da soja recuaram na sexta-feira com o óleo de soja liderando as perdas no complexo, influenciado pelo dólar forte e fraqueza nos mercados de ações e commodities.
• As vendas de exportação de soja para o ano comercial de 2022/23 totalizaram 724.400 toneladas durante a semana encerrada em 6 de outubro. O resultado ficou dentro da faixa de 600.000 a 1.400.000 toneladas das expectativas do mercado.
• Em seu sistema de informações diárias, o USDA informou que os exportadores privados norte-americanos venderam 392.000 toneladas de soja para entrega na China. Além disso, 230.000 toneladas de torta e farelo de soja foram pactuadas com entrega à Filipinas durante a temporada 2022/23.
Mercado Interno
IHS Markit atualiza sua previsão para a área de soja do Brasil
• A área de soja para temporada 2022/23 no Brasil está projetada em 42,7 milhões de hectares, inalterada em relação ao mês passado, mas, se materializada, 3% acima da temporada anterior.
• A CONAB divulgou sua primeira estimativa da área 2022/23 em 42,9 milhões de hectares, o que representa um aumento de 3,4% e está 200 mil hectares acima da nossa. A CONAB projeta um aumento de área de 4% a 5% nos estados do Centro-Oeste e um aumento de 1% nos plantios para o Paraná e Rio Grande do Sul.
• O plantio de soja do Brasil está cerca de cinco dias à frente da média e em linha com o ano passado. Estimamos que a soja tenha sido plantada em 18% da área de cultivo até 12 de outubro e esperamos que cerca de 50% seja plantada até o final de outubro.
Comentários
• Segundo o Ministério da Agricultura da Argentina, os produtores venderam um total de 66.434 toneladas da safra velha e safra nova de soja desde o início do mês.
• Esse total está 82% abaixo da média diária de vendas sob o regime especial “dólar de soja” em setembro.
• Como esperado, o peso altamente depreciado e os preços mais fracos dos produtos de soja têm pressionado as margens de esmagamento no país.
Pare de Reclamar!
Quase toda família tem um chupim, um comedor do biscoito dos outros... Para quem não conhece a história do chupim, trata-se de um pássaro que vive na região sul do Brasil, feio que dói, cuja fêmea tem como disposição pôr os seus ovos no ninho do tico-tico que, inadvertidamente, lhe cria os filhotes.
Assim como existem milhares de empresários e profissionais de mesa de bar que na ótica certeira do publicitário Nizan Guanaes estas pessoas são encontradas na sexta-feira no happy hour dizendo que vão revolucionar o mundo, penso eu, principalmente depois do segundo copo, mas na segunda-feira esse povo NUNCA está trabalhando.
É como aquele tio maluco, um verdadeiro “homem dos milagres” que no churrasco de domingo tem respostas para tudo, resolve o problema da economia, do país, do mundo, das empresas... E na segunda-feira nunca é encontrado para trabalhar.
São pessoas acostumadas a ganhar as coisas, a fazer cortesia com o chapéu alheio, a transferir o problema, sem ética e aí... Adeus sucesso!
Na verdade, estas pessoas reclamam, mas não fazem nada. Os motivados fazem, os desmotivados reclamam. Quem quer arruma um jeito, quem não quer, arranja uma desculpa.
Ao contrário de quem pensa que quem faz sucesso não faz nada... Faz na verdade tudo. O protótipo verdadeiro do milionário é de alguém que trabalha muito e tem prazer com isto... E isso não significa não dar valor ao lazer que também é muito importante.
A vida segue seu curso, porém, nas empresas, nas instituições e nas famílias tem sempre um bando de reclamações. Talvez tenha nascido aí à expressão pai rico, filho nobre e neto pobre... O que o pai construiu, o filho usufruiu e o neto nem viu. Não é regra, mas acontece muito.
Analise comigo, uma hora que você passa reclamando é uma hora improdutiva, uma hora a menos de trabalho e de oportunidades que poderiam te levar a um lugar melhor, ou seja, construir o seu sucesso.
Ou você assume o volante do seu carro ou você senta no banco de trás... O mundo não fica esperando. Se você mudar o mundo muda com você.
Humor - Decepção
Começo de namoro à moda antiga. Beto diz pra Belinha:
-Eu vou preencher o vazio que existe na sua vida!
-Eu só vou fazer sexo depois de casada!
-Dizia ela, se fazendo de santa.
E o tempo foi passando. Beto estava cada vez mais apaixonado e louco de vontade de levar a namorada pra cama. Depois de um ano de namoro, ela acabou topando ir ao motel. A experiência foi um desastre e Belinha fala:
-Ai, Beto... Tenho que dizer que você não correspondeu às minhas expectativas!
-Eu sei! É que, quando eu falei que ia preencher o vazio da sua vida, nunca pensei que esse vazio fosse tão grande!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios