Mercado externo
Futuros da soja ampliam ganhos
• Os contratos futuros da soja na CBOT subiram às máximas em uma semana, impulsionados pelo vigor dos preços à vista nos EUA, um dólar mais baixo e preocupações com a oferta apertada de óleo vegetal.
• O bom andamento da safra norte-americana e o consenso do mercado sobre uma produção massiva de soja oriunda da América do Sul limitaram os ganhos.
• De acordo com nossa pesquisa de progresso da safra de soja para a safra 2022/23, o plantio de soja estava 27% concluído em 19 de outubro, cinco pontos percentuais atrás do mesmo período do ano passado.
Mercado Interno
Forte desempenho do processamento e exportações elevaram nossas projeções
• Dados preliminares do Ministério da Economia mostraram que as exportações de soja totalizaram 2,05 milhões de toneladas nos primeiros nove dias do mês de outubro, cerca de 38,7% acima do mesmo período do ano anterior.
• Dado o ritmo de exportação de soja mais forte do que o esperado em outubro e a recente atividade de vendas de exportação, nossa previsão de exportação foi elevada em 500 mil toneladas para 76 milhões de toneladas.
• Além disso, os dados preliminares do processamento de setembro e das exportações de derivados de outubro também nos levaram a aumentar nossa projeção de esmagamento em 500 mil toneladas para 49,5 milhões de toneladas.
Além disso, os dados preliminares do processamento de setembro e das exportações de derivados de outubro também nos levaram a aumentar nossa projeção de esmagamento em 500 mil toneladas para 49,5 milhões de toneladas.
Comentários
• Os preços à vista do farelo de soja continuaram a sustentar as margens de esmagamento spot na China durante a semana.
• No entanto, os preços recordes de farelo à vista também devem resultar na queda da demanda por farelo de soja, dada a maior dificuldade para os processadores chineses em originarem soja, resultando em risco de queda para nossa previsão de esmagamento e importação dos EUA em 2022/23.
• É provável que mais vendas de reservas governamentais sejam necessárias para suprir a demanda de curto prazo, e a reposição das reservas será um fator chave para o mercado de soja nos próximos meses.
Motivação
- Liberdade para pensar -
Para ser verdadeiramente livre, você precisa fazer o esforço de pensar por si próprio. Aqueles que não investem o tempo necessário e nem se esforçam para procurar sinceramente a verdade estarão sempre sujeitos à tirania e ao abuso.
Uma vida de qualidade não ocorre por acaso – você precisa esforçar-se para pensar, raciocinar e agir com integridade. Não existe como fugir disso. Esforços sinceros e dedicação geralmente acabam em alegria.
Preguiça e falta de esforço geralmente terminam em sofrimento. Acontece todos os dias, de milhões de formas diferentes.
A verdadeira liberdade é a liberdade para conquistar, liberdade para pensar, liberdade para fazer diferente. A próxima vez que alguém lhe oferecer alguma forma de prazer vazio, pense no absurdo da proposta.
A alegria está no esforço. A liberdade está na responsabilidade. Aprenda com os outros, mas não deixe que eles pensem por você. Essa tarefa é sua. A recompensa também.
Humor – Falando inglês
A professora chega à sala de aula, cumprimenta os alunos e diz:
- Classe, hoje quero que vocês pensem palavras em inglês que usamos, sem traduzir, e façam mimica para que seus colegas adivinhem a palavra, ok?
Julinha foi à primeira. Andando como se olhasse vitrines e segurasse sacolas, todos olharam e entenderam dizendo: “shopping center”
- Muito bem, Julinha... (diz a professora) agora você, Carlinhos.
Carlinhos finge que está comendo lanche, todos entendem o gesto e dizem: “Hambúrguer”
- Muito bem, Carlinhos... (elogia a professora). Agora sua vez, Joãozinho.
Joãozinho, visivelmente animado, pega seu livro e acerta em cheio o rosto do colega ao lado.
A classe, surpresa, olha sem entender, enquanto a professora pergunte: - O que significa isso, Joãozinho?
E ele responde: - Facebook.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios