Depois de mais de 24 horas após o resultado do segundo turno das Eleições 2022, o presidente Jair Bolsonaro foi à público se pronunciar:
- “Começo agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30. Os atuais movimentos populares são frutos de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas. Mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir. A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força de nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade. Somos pela ordem e pelo progresso. Mesmo enfrentando todo o sistema, superamos uma pandemia e as consequências de uma guerra. Sempre fui rotulado como antidemocrático, e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde-amarela da nossa bandeira”.
Após, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, autorizado por Jair Bolsonaro, disse que o processo de transição para o novo governo será iniciado:
- “Com base na Lei, iniciaremos o processo de transição. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que na quinta (3) será formalizado o vice-presidente Geraldo Alckmin [para o rito de transição]. Aguardaremos, para cumprir a lei no nosso país”.
TODOS CONTRA A DENGUE