Mercado externo
Com nova rodada do câmbio especial na Argentina, soja fica praticamente estável
• Os preços dos contratos futuros da soja registraram estabilidade nesta sexta-feira, influenciados pelo anúncio de uma nova rodada da taxa de câmbio especial para venda de soja e deus derivados na Argentina.
• Segundo o ministro da Economia da Argentina, o governo do país deve estabelecer uma meta de US$ 3 bilhões em exportações.
• O USDA ainda confirmou um saldo de 690,1 mil toneladas de soja para as vendas externas dos EUA na semana encerrada em 17 de novembro. O resultado ficou mais próximo do limite inferior das expectativas do mercado.
Soja produz resultados mistos no Brasil
• Dia de variações difusas nos preços da soja negociada no mercado brasileiro. Diante da elevada volatilidade dos principais fatores de precificação e da liquidez regionalizada, não houve clara tendência de ajuste nessa sexta-feira.
• Com a CBOT operando parcialmente, negócios envolvendo volumes 2022/23 foram rarefeitos, se concentrando no Centro-Oeste do país.
• À espera pela consolidação do potencial produtivo da nova safra no Brasil e a confirmação de mais uma rodada do “dólar soja” na Argentina criou um pano de fundo baixista que dissuadiu parte dos produtores a fazer negócios.
Comentários
• O volume semanal de esmagamento na China foi estimado em 1,5 milhão de toneladas na semana passada, bem abaixo da alta recente de 2 milhões de toneladas verificada no final de setembro. Desde então, os volumes semanais de esmagamento começaram a cair principalmente devido à falta de oferta de soja.
• Apesar da escassez de soja 2021/22 e problemas logísticos nos EUA, as entregas de soja devem aumentar em dezembro, uma vez que os importadores fizeram um esforço substancial originando soja da Argentina, Brasil e EUA.
• Nos EUA, apesar do problema logístico no Golfo dos EUA, os embarques de soja tiveram uma participação maior do que o normal no total de embarques e a China teve uma participação maior do que o normal no total de embarques de soja desde o início da comercialização.
Motivação – Diga que sim
Todos os dias, somos assaltados por uma multidão de coisas às quais temos de dizer “não”. Se não disséssemos “não” consistentemente para o excesso de coisas e informações que passam em nossa frente, todos os momentos ficaríamos completamente distraídos e seríamos inúteis. Infelizmente, a necessidade de dizer “não” também pode transformar-se num hábito limitador.
Precisamos aprender a dizer “não” e, ao mesmo tempo, estarmos dispostos e termos a coragem de dizer “sim”.
Embora dizer “não” seja uma necessidade, tenha cuidado para que não vire uma desculpa. Obrigue-se a procurar coisas de valor para as quais possa dizer “sim”.
Desafie-se a dar um passo fora da zona de conforto todos os dias. Exponha horizontes e você enriquecerá sua vida.
Podemos entender que você evite as coisas negativas – só não deixe isso afastá-lo também das positivas.
Mantenha-se são e focado dizendo “não”. Mantenha sua vida vibrante dizendo também “sim”.
Humor
Um senhor está andando tranquilamente pela rua, quando vê uma mulher passeando com um seio à mostra.
Muito educado, ele se aproxima dela e diz:
-Queira me desculpar, mas não pode deixar de reparar que a senhora está com um dos seios para fora da blusa...
-Meu Deus! Esqueci a criança no ônibus!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral