Mercado externo
Futuros da soja fecham em alta
• Os futuros de soja se recuperaram parcialmente, após a pressão relacionada à frustração dos traders com o mandato de biocombustíveis proposto pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).
• Os volumes de biocombustíveis avançados ficaram aquém das expectativas do mercado, dada a rápida expansão do setor. A proposta da EPA levantou preocupações sobre a demanda por óleo de soja e desencadeou uma liquidação massiva dos futuros da soja na quinta-feira.
• O lento progresso do plantio continua na Argentina, onde as condições de calor e seca permanecem na previsão.
• De acordo com a Bolsa de Grãos de Buenos Aires, o plantio estava 29% completo na Argentina em 30 de novembro, quase 17 pontos percentuais atrás da média e o mais lento em mais de 20 anos.
Mercado Interno
Embarques de soja maiores do que o esperado em novembro
• De acordo com o Ministério da Economia do Brasil, o país exportou 2,64 milhões de toneladas de soja em novembro, bem acima das expectativas do mercado e de nossa previsão de 2 milhões de toneladas.
• Com base no desempenho dos embarques acima do esperado, aumentamos nossa projeção para as exportações de 2021/22 de soja do Brasil em 500 mil toneladas, para 78 milhões de toneladas.
• O forte ritmo de exportação no final da temporada, juntamente com um ritmo recorde de esmagamento, é outra indicação de que a produção brasileira de soja safra velha está subestimada pela CONAB e pelo USDA.
Comentários
• Esperamos que as margens de esmagamento e a oferta apertada nos EUA continuem sendo um fator de suporte aos preços futuros 2022/23.
• Para a nova safra, as perspectivas de recomposição dos estoques dos EUA em 2023/24 prenunciam um ambiente de preços mais baixos para a soja.
• Os riscos de queda de curto prazo também estão associados à grande posição de fundos no complexo da soja, adicionando risco de queda se o sentimento sobre a soja e o mercado de commodities mudar.
• O risco de alta está principalmente relacionado a riscos climáticos na América do Sul, particularmente na Argentina sob condições de La Nina.
Motivação: - Eu queria, mas...
Essa frase familiar? Você sabe o que tem que fazer. Você sabe que precisa ser mais disciplinado, mais focalizado, mais positivo, mais dedicado. Mas existe uma grande diferença entre saber o que deve ser feito e efetivamente fazê-lo. Como é que você consegue quebrar essa inércia e tomar as atitudes necessárias?
O problema é que, frequentemente, nossos objetivos de longo prazo conflitam com nossos desejos de curto prazo. Você gostaria de perder um pouco de peso, mas quer continuar tomando sorvete e comendo doce. Qual é a saída? Fácil: consiga que seus desejos de curto prazo sustentem seus objetivos de longo prazo.
Encontre algo que você pode fazer agora mesmo, algo que seja completamente agradável de fazer, e que também lhe traga benefícios a longo prazo. E aproveita. Fique ‘viciado’ nisso.
Para cada objetivo de logo prazo que você realmente quer alcançar, existe alguma forma agradável e prazerosa de alcança-lo, algo que você pode fazer com alegria todos os dias. Descubra o que é, aproveite os momentos em que estiver fazendo isso – e você viverá muito melhor.
Humor
A cartomante diz à cliente:
-Um homem lindo e gentil atravessará o seu caminho hoje.
-Coitado!
-Por quê?
-Porque acabei de tirar a minha carteira de motorista.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios