Na tarde desta segunda (9), o Ministro da Justiça, Flávio Dino, concedeu entrevista coletiva para comentar a invasão dos prédios governamentais, em Brasília, durante a tarde do último domingo (8).
O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por manifestantes insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais.
Flávio Dino garantiu que os acontecimentos serão tratados dentro da Lei:
- “Em breve, haverá a instauração de três novos inquéritos: ataques ao Congresso, ao Palácio do Planalto ao Supremo Tribunal Federal. Todos conduzidos pela Polícia Federal, investigando os autores, os financiadores e os mentores intelectuais. São crimes políticos e que também afetaram bens da União”.
O Ministro também associou a invasão a discursos de ódio que circulam nas redes sociais:
- “Vimos a manifestação de um ódio contra instituições que foram duramente atacadas. Foi a materialização e o efeito do discurso de ódio que vinha sendo feito nos últimos anos. Há líderes políticos responsáveis pelo discurso e pela destruição que vimos. Palavras têm poder, e incitaram o que aconteceu ontem. Temos de agradecer a Deus por não ter havido nenhum morto”, disse.
Flávio Dino também comentou sobre incentivadores financeiros do acontecimento em Brasília:
- “O que se pode afirmar é que houve financiamento, mas não se pode dizer de quem. Temos a relação dos ônibus contratados que vieram a Brasília, e todos aqueles que contrataram esses veículos serão chamados para prestar esclarecimentos”.
Por fim, enfatizou que a democracia sobreviveu:
- “Um acontecimento como esse jamais aconteceu na história da República. Mas o mais importante é que a democracia e as Instituições Federais sobreviveram aos ataques. Há o reconhecimento dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) de que as leis devem ser observadas”.
TODOS CONTRA A DENGUE