O Rio Inhacapetum, afluente do Rio Piratini, é um importante curso de água da região das Missões, passando por municípios como Capão do Cipó, Bossoroca e São Miguel das Missões.
O que poucos sabem, porém, é que a nascente desse rio está localizada no noroeste do município de Tupanciretã. Partindo da Terra da Mãe de Deus, o Inhacapetum segue curso de 120 km na direção norte do território gaúcho.
Levando água e sendo fonte de sustento para comunidades ribeirinhas, o rio conta com o apoio da Associação Preserva Inhacapetum, que tem como um de seus objetivos conscientizar a população contra a pesca predatória.
Com base nisso, a Associação promoveu, na última sexta, 17, e no último sábado, 18, a soltura de cerca de 4 mil peixes alevinos no curso da água. Os animais eras de espécies nativas do rio: dourados, grumatãs, cascudos e jundiás.
A ação foi realizada no Rincão dos Fabrícios, no município de Bossoroca. Outras iniciativas desenvolvidas pela Associação incluem o replantio de mudas nativas e a limpeza das margens do rio.
TODOS CONTRA A DENGUE