noticias775 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Brasil

Carnaval 2023: salão de festas em ruínas, Sociedade Concórdia possui contribuição histórica para a festa momesca em Tupanciretã

Nas décadas 80 e 90, o auge das festas carnavalescas, principalmente os bailinhos, as matinês, que marcaram gerações

Publicada em 21/02/2023 às 13:24h

Jefferson da Silveira da Silva - estudante de jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Carnaval 2023: salão de festas em ruínas, Sociedade Concórdia possui contribuição histórica para a festa momesca em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Carnaval 2023: salão de festas em ruínas, Sociedade Concórdia possui contribuição histórica para a festa momesca em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Carnaval 2023: salão de festas em ruínas, Sociedade Concórdia possui contribuição histórica para a festa momesca em Tupanciretã

Link da Notícia:

Carnaval 2023: salão de festas em ruínas, Sociedade Concórdia possui contribuição histórica para a festa momesca em Tupanciretã
Concórdia, terça-feira de Carnaval.  (Foto: JM Digital)

 

Atualmente o salão de festas do Clube Concórdia está desativado. Deteriorado desde o temporal de 1° de outubro de 2017, não recebe mais as festas de Carnaval, matinês e os inúmeros eventos que consolidaram uma das grandes sociedades de Tupanciretã.

 

Fundado em janeiro de 1952, situado na Avenida Padre Roque Gonzales, o salão, inicialmente ocupado para sessões de cinema após incêndio no extinto Cine Captólio. Mas foi em 1978, na gestão Justino Roberto da Silva ( in-memoriam) que o salão, hoje em deterioração, foi fundado na Vila Gaúcha, na Rua Cel. Estácio Nascimento e Silva, consolidando os bailes de carnaval.

 

 

Em 1° de outubro de 2017, o município de Tupanciretã enfrentou problemas climáticos de grandes proporções. Segundo o Inmet, à época, as rajadas de vento chegaram a 120 km/h, e, na tarde daquele domingo de inúmeros prejuízos, o telhado do salão festas desabou, deixando, desde então, os foliões sem um dos principais pontos de concentração da folia tupanciretanense.  

 

No livro Tupanciretã Alvorada dos Sonhos, escrito por Moemia de Andrade Gomes, de 1978, é possível encontrar relatos do surgimento da Sociedade Recreativa Concórdia. Sobre o carnaval, o bloco que deu origem ao Taí, que não participou da folia em 2023, foi fundado na sociedade.Trata-se do Bloco Sempre é Carnaval que pertenceu ao Concórdia. A partir de 1979, mudou o nome que utilizava desde os anos 50.

 

Outros blocos também estabeleceram suas sedes nas dependências do clube.

 

 

 

Atualmente, a Sociedade Concórdia permanece com as atividades no setor de esporte, principalmente a bocha sendo uma das sedes do Torneio Puro Sangue. A Sociedade também mantém a sede campestre em plena atividade.  

 

Nas décadas 80 e 90, o auge das festas carnavalescas, principalmente os bailinhos, as matinês, que marcaram gerações, e as milhares de pessoas que dançaram as marchinhas carnavalescas, inúmeras cortes carnavalescas, blocos e foliões, por um de um dos salões de festas mais icônicos da Terra da Mãe de Deus.

 

      TODOS CONTRA A DENGUE     

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.