Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em alta nesta sexta-feira (24). O mercado passou por um movimento de correção após ter recuado nas três sessões anteriores e acumulado perda de 4,50% no período. O enfraquecimento do dólar ante o real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte aos preços. Os ganhos foram sustentados também pelo desempenho do óleo de soja, que avançou cerca de 2%. O vencimento maio da oleaginosa ganhou 8,75 cents (0,62%), para US$ 14,2825. Na semana, caiu 3,27%.
A tendência para as cotações, no entanto, ainda é de queda, já que o mercado segue concentrado na ampla oferta brasileira e na fraca demanda chinesa. Traders estão preocupados com novos surtos de peste suína africana na China, que devem resultar em menor demanda por ração animal. "O mercado ainda espera que fundos continuem liquidando seu saldo comprado em soja e farelo e aumentando a posição vendida em óleo de soja", disse em nota Steve Freed, da ADM Investor Services.
O óleo de soja vem caindo com força e acumulou desvalorização de 10% nas três sessões anteriores. Segundo a S&P Global Commodity Insights, apesar das perdas na safra da Argentina, o principal exportador mundial do derivado, as atenções do mercado estão voltadas para a produção recorde no Brasil. Além disso, o óleo de soja vem sendo pressionado pela fraqueza dos mercados de energia, por fatores macroeconômicos e pela fraca demanda de destinos importantes, como China e Índia, disse a S&P.
Ontem, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que 2% da safra de soja da Argentina apresentava condição boa ou excelente na última semana, sem variação ante a semana anterior. A parcela em condição normal passou de 23% para 25%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 75% para 73%.
Segundo a bolsa, chuvas nas últimas semanas melhoraram a condição hídrica nas áreas semeadas, mas não afetaram os rendimentos. A bolsa informou também que teve início a colheita de soja primeira safra no centro da área agrícola. Os rendimentos até agora estão abaixo das mínimas históricas e das expectativas iniciais. Caso essa tendência persista, a estimativa atual de produção, de 25 milhões de toneladas, poderá ser reduzida, disse a bolsa.
MOTIVAÇÃO
Com confiança e persistência
O sucesso não é nada mais que um fracasso que perseverou o suficiente até atingir a excelência. Se você não conseguiu acertar da primeira vez, faça todo o possível para continuar tentando. Que confiança mais poderosa pode existir que aquela que nasce da persistência apesar dos contratempos?
O medo do fracasso mantém a maioria das pessoas fora do jogo. Mas, uma vez tendo passado por isso e, mesmo assim, se levantando e dado a volta por cima, o que ficará desse medo?
O medo do fracasso é somente para os fracos ou arrogantes, para aqueles que, de forma tola, imaginam que de alguma maneira podem alcançar o sucesso sem pagar o preço. Aqueles que conhecem o verdadeiro significado do sucesso também sabem que não há por que temer.
Nenhum ser humano, em pleno uso da razão, começaria algo já pensando em falhar.
Devemos investir nossos melhores esforços e expectativas em cada tentativa. E, se a bola bater na trave e não entrar, não será nenhuma desgraça. De fato, terá sido mais um degrau na escada do seu eventual sucesso. Das derrotas vem à confiança e a determinação de vender.
HUMOR – Mulher vingativa
A bela filha faz 21 anos e o pai está todo feliz por emitir o último cheque da pensão que é paga à ex-mulher há 20 anos e 11 meses. Ele pede para a filha levar o cheque e retornar rapidinho para lhe contar como ficou a cara da mãe dela ao saber que este é o último cheque que ela verá da parte dele. A filha entrega o cheque à mãe, ouve o que ela diz e volta para a casa do pai para lhe contar a tão esperada resposta.
-Diga-me, filha, qual a reação da idiota da sua mãe?
-Ela mandou dizer que você não é meu pai!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios