O general Gonçalves Dias é flagrado interagindo com ‘golpistas’ nos atos do dia 08 de janeiro, em Brasília-DF. As imagens foram divulgadas pela CNN, nesta quarta-feira, dia 19. Fato movimentou a cúpula governista e forçou o pedido de demissão do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
O general é o primeiro, entre os ministros, a abandonar às funções no governo Lula.
A oposição segue pressionando para abertura de CPI, para elucidar os fatos ocorridos no dia 08 de janeiro.
Nas gravações, os invasores aparecem interagindo com Dias e funcionários do GSI enquanto circulam pelos corredores do Palácio do Planalto, próximo ao Gabinete da Presidência da República. Ainda, no registro divulgado pela emissora apresenta servidores do órgão distribuindo água aos golpistas entre outras ações.
Neste início de noite, o site Metrópoles, através de um de seus colunistas divulgou que, o general pediu afastamento e alegou a pessoas próximas que foi ameaçado e tentava conter os manifestantes.
“Em vários momentos, imagens internas das câmeras de segurança mostram invasores e integrantes do GSI circulando no Palácio do Planalto. Um grupo de invasores usa os elevadores, mas os integrantes correm após dois seguranças do GSI irem atrás com um extintor de incêndio”.
NOTA DO GSI
A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.
Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.
Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.
Assessoria de Comunicação Social do GSI/PR
Brasília, DF, 19 de abril de 2023.
TODOS CONTRA A DENGUE