Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em baixa na sexta-feira, dando continuidade ao movimento de correção iniciado ontem, após altas expressivas nas sessões anteriores. As cotações também foram pressionadas pela queda do farelo de soja em Chicago. O vencimento novembro do grão recuou 29,50 cents (2,20%) e encerrou a US$ 13,1000 por bushel.
A perspectiva de chuvas no norte do cinturão agrícola dos Estados Unidos nos próximos cinco a sete dias reduz ao menos temporariamente o temor de uma menor oferta global de soja e pressiona os futuros do grão. Desde o início de julho até quarta-feira, o contrato novembro havia acumulado ganhos de 20% sustentados pelo clima seco na região. "A previsão meteorológica é de mais umidade para o Noroeste do Cinturão do Milho e para a metade leste das Planícies do Norte de 1º a 3 de julho", disse o analista Terry Reilly, da Futures International, em nota.
Dados semanais de vendas externas dos EUA vieram dentro da expectativa do mercado. Segundo o Departamento de Agricultura do país (USDA), exportadores venderam 457,5 mil toneladas de soja da safra 2022/23 na semana, queda de 4% ante a semana anterior, mas aumento de 98% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2023/24, foram registradas vendas de 168,8 mil toneladas. A soma das vendas, de 626,3 mil toneladas, veio dentro das estimativas de analistas, que esperavam vendas entre 200 mil toneladas e 700 mil toneladas. Para a China, foram vendidas 57,6 mil toneladas ao todo.
Os futuros do grão também foram pressionados pela desvalorização do farelo de soja em Chicago, que reagiu à menor demanda externa pelo derivado. Exportadores dos EUA relataram vendas de 135,3 mil toneladas do derivado da safra 2022/23 na semana encerrada em 15 de junho, 35% menos do que na semana anterior e 52% abaixo da média das quatro semanas anteriores. Para 2023/24, foram vendidas 11,1 mil toneladas. As vendas líquidas, de 146,4 mil toneladas, ficaram abaixo das estimativas de analistas, que iam de 150 mil a 350 mil toneladas.
Quanto ao óleo de soja, o analista Carsten Fritsch, do banco alemão Commerzbank, comentou que os resultados divulgados nesta semana pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) sobre o teor de mistura de biocombustíveis aos fósseis foram recebidos com decepção pelos agricultores norte-americanos. Segundo ele, os preços dos créditos de combustível renovável dos EUA (RINs) caíram 8% em resposta às previsões da EPA, enquanto o óleo de soja chegou a recuar 400 pontos por libra-peso. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas do biodiesel.
Motivação
A escolha é Sua
Ao levantar da cama, você decide como será seu dia: Se aproveitará tudo que ele pode ser e trazer ou repetirá o que costuma fazer, sem correr risco. Fique em casa, e você estará protegido.
Saia para dar uma volta, e poderá ser surpreendido por uma chuva repentina e pegar um resfriado. Mas nesse caso, também poderá reencontrar aquele amigo há muito sumido ou até conhecer o amor de sua vida.
O medo e a rotina são seus piores inimigos.
Eles o levam a não tentar nada, por medo de “não dar certo”.
E, quando as coisas começam a ir de mal a pior, estão ali para sentenciar: “Não disse”? Só que ao nos pouparem de algumas cicatrizes, eles nos roubam todos os sorrisos, as vitórias.
Não tema o que vai acontecer se você for até a esquina, vá até lá e veja. Não tema aprender novas coisas - porque isso significa esquecer ideias às quais nos acostumamos -, desenvolva-se e cresça como pessoa. E não tenha medo, acima de tudo, de ser feliz. Busque o sucesso e sua realização, todos os dias.
A escolha é sempre sua. “Muitas vezes, a busca da felicidade é tão grande que esquecemos de viver esta busca. O melhor momento para viver a felicidade é o agora.
“Devemos decidir ser feliz, querer ser feliz, pois não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho”.
Humor
O menino estava roubando abacates na chácara de um amigo de seu pai, quando, de repente, chega o dono do local e grita:
-Menino pena do seu pai, um homem tão bom. Por ele ter um filho desse jeito. Vou contar tudo para ele.
E o menino. Ainda em cima da árvore, diz:
Pode contar! Ele está ali na sua bananeira.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios