Dando continuidade aos esforços iniciados pelo deputado federal Tenente Coronel Zucco, o deputado Capitão Martim (Republicanos), é o autor da iniciativa que visa promover a implantação de mais escolas cívico-militares no Estado. A proposta se baseia na lei apresentada pelo deputado Tenente Coronel Zucco, que trata da adoção desse modelo de ensino.
O objetivo principal da Frente é divulgar as vantagens das escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul, enfatizando valores fundamentais, como deveres, responsabilidades, hierarquia, disciplina, patriotismo e segurança nas escolas públicas.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), instituído pelo Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, a nível federal, tem como propósito incentivar os estados a adotarem esse modelo de ensino.
No Rio Grande do Sul, a Lei 15.401/2019 autorizou o governo estadual a contratar militares da reserva para atuarem como monitores cívico-militares e permitiu a expansão do programa para as escolas municipais, desenvolvendo assim um programa próprio no estado.
O deputado Capitão Martim ressalta que as escolas cívico-militares visam resgatar o ensino, o respeito entre colegas e professores, os valores morais e sociais, além dos princípios que, além de contribuírem para a formação da juventude, combatem a violência, o uso de drogas e o vandalismo nas salas de aula. “Seria um retrocesso acabar com um modelo que tem apresentado resultados positivos, reduzindo a violência e a evasão escolar, e alcançando altos níveis de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
O deputado destacou que a Frente Parlamentar busca promover o debate sobre os benefícios educacionais e sociais do modelo cívico-militar, a fim de que mais instituições integrem o programa.
TODOS CONTRA A DENGUE