O maior incentivador do modelo de ensino no RS, o deputado federal tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS), reforçou o compromisso em manter o modelo de ensino através do governo estadual. Ele esteve em Tupanciretã no final do mês passado, em um evento na Escola Cívico-Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra. Na ocasião, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Cívico-Militares, pois já se ventilava sobre o fim do modelo através da gestão Lula.
Nesta quarta-feira, dia 12, Zucco veiculou um vídeo no Instagram, garantindo aos pais e alunos do Rio Grande do Sul que está atuando para que o governo Eduardo Leite (PSDB) mantenha o programa. O Pecim, como é chamado o Programa das Escolas Cívico-Militares, foi extinto no dia 10 de julho, por meio de um Ofício do Ministério da Educação (MEC).
“O covarde ataque do governo Lula às escolas cívico-militares mostra mais uma vez que esse governo nunca teve um projeto de país e que é comandado por um desejo de vingança. Para eles, palavra empenhada não significa nada”, disse o deputado.
Deputado Federal, Zucco
Em conversa ao telefone com o prefeito Gustavo Terra (PP) na tarde desta quinta-feira, dia 13, o site questionou sobre o futuro do educandário em Tupanciretã. Terra garantiu que “enquanto for prefeito, a escola segue”.
O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ainda não se manifestou sobre o tema, mas governadores de outros estados garantiram a manutenção do modelo de ensino cívico-militar por meio de redes sociais. O governador de São Paulo, Tarcício Gomes de Freitas afirmou que “o governo de São Paulo vai editar um decreto para regular seu próprio programa de escolas cívico-militares”. Do Rio de Janeiro, o governador Claudio Castro publicou em uma rede social: “passando aqui para tranquilizar toda a nossa comunidade escolar […] quanto à manutenção das Escolas Cívico-Militares”.
O Pecim foi lançado em 2019 na gestão de Jair Bolsonaro. Já o governo atual segue com o modelo até o fim do ano, mas garantiu que não dará continuidade ao modelo.
“As características do Programa e sua execução até agora indicam que sua manutenção não é prioritária”, alega a atual gestão Federal.
A Escola Cívico-Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra foi inaugurada em agosto de 2021. O projeto foi implementado com apoio do governo municipal. No último mês, mais de 200 alunos participaram da Formatura do Casquete no Ginásio Ferreirão.
TODOS CONTRA A DENGUE