O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul, com dois cenários distintos. O tempo deve ser mais severo na metade sul do estado.
A mudança no clima, iniciando pela metade sul, começa a partir de domingo. A tempestade, com menor intensidade, chegará a partir da madrugada à região de Tupanciretã na segunda-feira, dia 17.
O alerta apresenta duas possibilidades. No início da noite deste domingo, mais ao sul do Rio Grande do Sul, há previsão de ventos intensos, chuva forte com acumulado de até 100 mm e granizo. As áreas que devem ficar atentas incluem: Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense. O alerta termina às 15h de segunda-feira, dia 18.
No entanto, na última segunda-feira do inverno de 2023, há outro alerta, menos intenso, da região Central ao Norte do RS. Neste caso, o aviso começa a vigorar às 3h da madrugada e terminará somente à noite. Há previsão de chuva moderada com acumulado de 50 mm e a possibilidade de granizo não está descartada. As regiões que podem enfrentar tempestades incluem: Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense e Serrana.
TODOS CONTRA A DENGUE