A tabela do Imposto de Renda para trabalhadores com menor renda foi uma das grandes bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha presidencial, em 2022. Em seu primeiro ano de governo, o presidente enviou uma medida que corrigia a tabela do Imposto de Renda para aumentar a isenção para até dois salários mínimos.
No entanto, com a atualização do piso nacional, quem receber em 2024 o equivalente a dois salários mínimos terá, sim, a incidência de IR nos rendimentos. De acordo com a Unafisco Nacional, entidade que representa auditores fiscais da Receita Federal, o aumento de cerca de 10% no salário mínimo em 2024 elevou os ganhos para quem recebia até dois salários mínimos no ano passado, equivalente a 2.640 reais, para 2.824 reais. A tabela, entretanto, não foi ajustada na mesma proporção.
Durante a campanha eleitoral, Lula defendeu ampliar a faixa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta do petista é que os brasileiros que ganham até R$ 5 mil fossem isentados da declaração do imposto. Lula mencionou que seu objetivo é viabilizar essa proposta até o fim do seu mandato, em 2026
TODOS CONTRA A DENGUE