O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a restauração de 42,5 quilômetros de pista e acostamento da BR-158/RS, nos municípios de Cruz Alta e Tupanciretã, do km 198,5 ao km 241.
Durante a obra, foram utilizadas técnicas construtivas avançadas, como a reciclagem de base com adição de cimento. Essa técnica permitiu reaproveitar o material degradado existente na pista, resultando em uma nova estrutura rodoviária de qualidade superior. Além disso, foram aplicados geocompostos, camadas antirreflexo de trincas, asfaltos modificados por polímero e todo o material retirado da pista foi reaproveitado para a restauração dos acostamentos. Essas práticas contribuíram para a redução de resíduos construtivos e diminuíram as emissões de CO2.
O custo total das obras foi de aproximadamente R$ 51,7 milhões. O trecho rodoviário foi entregue sinalizado e em boas condições de trafegabilidade, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
A BR-158/RS é uma das principais rodovias do Rio Grande do Sul. Implantada na década de 1970, ela facilita a comunicação entre o norte e o sudoeste do estado, passando por cidades como Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Panambi, Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul e chegando a Santana do Livramento.
O trecho da BR-158/RS, entre o km 198,5 (entroncamento com a RS-342/Acesso para Ijuí/RS) e o km 241 (entroncamento com a RS-392/Acesso para Tupanciretã/RS), recebe diariamente cerca de 4 mil veículos, dos quais 40% são comerciais destinados ao transporte de carga.
O trajeto desempenha um papel econômico crucial como rota para o escoamento da safra de grãos, frutas e carnes da região, com destino ao Porto de Rio Grande/RS.
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