São Paulo, 9 de maio de 2017 - Mais de 40 produtores rurais acompanharam o treinamento da Iniciativa 2,4-D, ministrado pelo Professor Doutor da Universidade de Passo Fundo, Mauro Rizzardi, na noite desta segunda-feira, em Tupanciretã. Os agricultores aprovaram o conteúdo abordado e elogiaram a ação de levar conhecimento técnico aos profissionais do campo, principalmente em relação à aplicação de herbicidas, atividade essencial para a produção agrícola, mas que ainda gera muitas dúvidas.
Segundo o agricultor José Domingos Teixeira, o treinamento é uma fonte de conhecimento aos homens do campo. "Participar deste evento é muito importante, principalmente para os pequenos produtores. Eu nunca perco este tipo de palestra, pois sempre aprendo com o melhor que há no sistema produtivo", revela Teixeira.
Opiniões como esta fazem a coordenadora da Iniciativa 2,4-D, Ana Cristina Pinheiro, acreditar que o principal objetivo do evento foi alcançado e que estas ações têm produzido resultados positivos em todas as cidades por onde passam. "A Iniciativa 2,4-D foi criada com o objetivo disseminar informações técnicas sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. Nossa meta é que cada vez mais agricultores sejam treinados e levem esse conhecimento para suas atividades, resultando assim em uma agricultura mais produtiva e sustentável", explica.
Aspectos técnicos do 2,4-D, como situação regulatória, características físico-químicas, ecotoxicidade, estudos de toxicidade, segurança e combate invasoras no campo, além de exemplos bem-sucedidos de aplicações corretas de herbicidas, foram assuntos discutidos pelo professor Mauro Rizzardi. Segundo o pesquisador, a perda de produtividade devido à presença de plantas daninhas que não são controladas pode chegar a 40%. "Com o controle incorreto, varia entre 5 e 10%. Uma planta de Buva por m² reduz em até 12% a produtividade - ou seja, 6 sacos por hectare, o que equivale a uma perda de R$ 360", afirma.
O treinamento é realizado pela Iniciativa 2,4-D, por meio de uma parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Em 2017, serão realizadas palestras em sete cidades do Sul do país até o mês de junho.
Sobre a Iniciativa 2,4-D
A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas Dow
AgroSciences e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto "Acerte o Alvo - evite a deriva na aplicação de agrotóxicos", realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D.
Presidente do PRB presta esclarecimentos à comunidade de Tupanciretã
Postado em 09/05/17
João Paulo Douro presidente da executiva municipal do PRB, afirmou que não procede a informação que circulou na mídia local no mês de a[...]
Vereadores aprovam o Diário Oficial dos Municípios (FAMURS) como veículo oficial de divulgação do Executivo
Postado em 09/05/17
Principais manchetes desta terça-feira (09)
Postado em 09/05/17
Notícias principais'É melhor que [...]
INFORMATIVO AGROPAN
Postado em 09/05/17
Segundo o boletim semanal da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), a última semana foi caracterizada pelas ótimas condições climáticas sobre as lavouras da Argentina, isto depois de constatadas perdas decorrentes das fortes precipitações da quinzena anterior, a qual atingiu mais de 600 mil hectares no país. Em atraso nas últimas semanas, a colheita apresento[...]
Campanha Antigripal 2017: ACIT
Postado em 08/05/17
A Associação Comercial e Industrial de Tupanciretã está em contato com a Cia da Vacina de Marau a fim de disponibilizar a seus associados e comunidade por um preço mais acessível a imunização aos vírus da gripe, especialmente, aqueles que não encontram-se em grupo de risco abrangido pela campanha pública. Os interessados devem entrar em contato pelo[...]