Volta da liquidez no Brasil derruba soja:
As principais posições do mercado futuro da oleaginosa negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) apresentaram expressiva queda, atingindo a menor cotação desde abril de 2016, sob influência do aumento da liquidez do mercado brasileiro, fato que deve cessar com as boas vendas externas dos EUA.
Com a pressão do dia intensificada pelo rápido progresso da semeadura no Meio-Oeste estadunidense, os derivativos com vencimento em julho/2017 tiveram variação negativa de 1,38%, ou 13 centavos de dólar, cotados a US$ 9,26½/bushel.
Mesmo com os preços do petróleo esboçando recuperação, após despencarem em mais de 5% na véspera; com a derrocada da soja, até mesmo os derivados da oleaginosa registraram queda.
Diante da volta da liquidez ao mercado brasileiro, o mercado parece, finalmente, precificar a supersafra brasileira e a iminente produção recorde nos EUA, que devem fazer transbordar os estoques mundiais da commodity nos próximos meses.
Terminais nos EUA já relatam a queda do número de embarcações, fator que deve se traduzir em queda das exportações nos próximos relatórios de vendas externas semanais do Departamento de Agricultura dos EUA. (USDA).
De acordo com o boletim semanal da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), nos últimos dias novas precipitações ocorreram sobre as regiões agrícolas de La Pampa e Buenos Aires, que pioraram a condição de excessos hídricos de regiões que já estavam comprometidas pelas chuvas anteriores.
Por esse motivo, a instituição prevê queda da produtividade, nos lotes que se localizam em zonas mais elevadas e de difícil acesso, em consequência das chuvas. Caso a situação, no cento-oeste de Buenos Aires e norte de La Pampa, se agrave, a BCBA não descarta reduzir a sua estimativa para produção da Argentina, temporada 2016/2017.
Até o momento, a colheita está próxima de ser concluída no centro da região agrícola argentina, de modo que os trabalhos, agora, se concentram no extremo norte do país e sobre as regiões mais afetadas pelos excessos hídricos.
Segundo a BCBA, a colheita foi concluída 79,6% da área de cultivo projetada, com um progresso intersemanal de 4,9 pontos percentuais, mantendo o atual rimo de colheita atual 7,5 pontos percentuais à frente do ano passado e, apenas, 0,6 pontos atrás da média quinquenal.
Com o progresso da última semana, a produtividade média nacional caiu 0,35 sc/ha, totalizando 54,5 sc/ha. Nesse contexto, a projeção para produção argentina da BCBA se manteve estimada em 57,5 milhões de toneladas para a atual temporada, resultado 2,7% superior ao total colhido na safra 2015/2016.
Motivação
Seja nosso sim, sim; não, não.
A mentira situa-se em um dos piores flagelos da humanidade e se faz presente em todas as culturas.
Observemos que todo o mal que se produz na terra está sempre vinculado à mentira. Mente o empregado ao gazetear o trabalho, o politico que faz promessas vãs, o estelionatário que ilude incautos, o corrupto que aceita propinas, o comerciante que explora o freguês, o publicitário que vende uma imagem falsa. A lista iria longe. Todos mentem para alcançar seus objetivos.
Há pequenas mentiras que não prejudicam ninguém e facilitam nossa vida. Haverá maneira mais fácil de nos livrarmos de alguém que vem nos importunando que mandar alguém dizer que não estamos em casa?
É uma questão de princípios. Quem se habitua a pequenas mentiras não terá constrangimento com relação às maiores, fugindo às suas responsabilidades.
Que a mentira está entranhada na vida social sim. Todavia, de nossa vida não. Depende de nos conscientizarmos a respeito.
Há quem defenda que estaria em desvantagem se falasse sempre a verdade num mundo onde impera a mentira.
Imaginamos estão que os primitivos discípulos de Jesus tivessem esta mesma ideia. Uma simples mentirinha - "não sou Cristão! Prenderam-se por engano" - e estariam livres das feras famintas do Circo Romano...
Foi a fidelidade à verdade, sustentada pelos mártires bravios, que permitiram ao Cristianismo sobrepor-se às perseguições cruéis, consolidando-se como marco de luzes na Terra.
A mentira é condenada em todos os textos religiosos, desde as mais antigas culturas. Jesus, ao recomendar que cultivemos o "sim, sim; não, não" está nos advertindo que nossas afirmações devem ser sempre verdadeiras.
Lembremo-nos do oitavo mandamento recebido unicamente por Moises no Monte Sinai: "não presteis testemunho falso contra o vosso próximo".
Humor - O tombo da professora
A professora escorrega e leva o maior tombo na sala de aula. Na queda, o seu vestido sobe-lhe até a cabeça. Levanta-se imediatamente, ajeita-se, e interroga os alunos:
- Luizinho, o que você viu?
-Seus joelhos, professora.
-Uma semana de suspensão! E vocês, Carlinhos?
- Suas coxas, professora.
-Um mês de suspensão - E você, Joãozinho?
Joãozinho pega os cadernos e vai saindo da sala:
-Bom, galera, até o ano que vem....
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.