Segundo o relatório semanal do clima do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), chuvas favoráveis caíram sobre as Grandes Planícies, a despeito de terem se tornado mais esparsas no norte e oeste da faixa que atravessa o centro do país.
Como consequência desse padrão climático, as planícies do Norte experimentaram alívio das inundações que a acometeram no início da temporada.
As temperaturas, por sua vez, ficaram de 2,3°C a 3,5°C acima do que é considerado normal para essa época do ano, na região superior do Meio-Oeste. Temperaturas próximas ao normal, ou até mesmo normais, foram constatadas em todo centro e leste dos EUA, excetuando o sul da Florida e o oeste de Texas.
Enquanto isso, no norte e oeste do Cinturão do Milho, fortes precipitações e tempestades mantiveram os solos favoravelmente úmidos, com apenas alguns pontos com excessos hídricos. No Meio-Oeste, incluindo o sul de Michigan, Nebraska e centro de Illinois. Nos demais locais, chuvas de curta duração foram predominantes.
Dentro do quadro climático definido pelo USDA, até a semana findada dia 01 de julho, cerca de 18% da safra de soja norte-americana está em estágio de floração, número 1 ponto percentual à frente da média quinquenal para o mesmo período do ano. A maior parte dos avanços mencionados foram notados na parte baixa do Vale do Mississippi, Louisiana e Arkansas.
O número de lavouras consideradas em boas ou excelentes condições caiu 2 pontos percentuais e agora totalizam 64% da área estimada para o cultivo da oleaginosa. Desse resultado se justifica a enorme procura pelos derivativos nesta semana, fato que provocou mais um rali especulativo da soja.
O relatório semanal de exportações da soja, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), relativo a semana do dia 29 de junho de 2017, apresentou resultados que ficaram dentro das expectativas dos agentes do mercado, compreendidas entre 200 mil e 400 mil toneladas de soja para semana em questão.
Conforme os dados apurados pela instituição, foram vendidas o mercado externo, pelos exportadores norte-americanos, 365,52 mil de toneladas de soja, elevando o total já comprometido desta temporada para 59,72 milhões de toneladas, 16,4% superior aos 51,29 milhões de toneladas negociadas no mesmo período da temporada anterior.
Após a China ter registrado cancelamentos em 2 das últimas cinco semanas, o país voltou a ter número de aquisições significativo. O país adquiriu 66,23 mil toneladas junto aos EUA, 18% das exportações da semana. No ano, a China já obteve 36,02 milhões de toneladas de soja dos EUA, volume ainda 30,8% superior ao total vendido para o exterior no mesmo período da safra 2015/2016.
Em relação as vendas da semana do dia 22 de junho, as exportações subiram 17%. A despeito disso, o volume contratado desta semana ampliou para 3,93 milhões de toneladas a diferença em relação à estimativa do USDA às exportações da temporada 2016/2017, equivalentes a 55,79 milhões de toneladas de soja.
Caso a média das vendas dos últimos 30 dias se mantenha, as exportações dos EUA chegariam a 62,26 milhões de toneladas ao final desta temporada, em setembro. Tal desempenho, no entanto, é um tanto improvável, pois muitos compradores têm por hábito realizar cancelamentos, conforme vão conseguindo se bastecer da soja brasileira.
Motivação - Consciência e Reputação
O dicionário da língua portuguesa assim conceitua:
Consciência: Atributo pelo qual a pessoa toma conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica. É a capacidade de distinguir o certo do errado, o bem do mal, de que resulta o sentimento do dever ou da interdição de se praticar determinados atos, e a aprovação ou o remorso por havê-los praticado.
Reputação: julgamento, consideração. Crédito que de que goza uma pessoa, da sociedade em que vive.
Transcrevemos alguns pensadores com suas frases de efeito sobre o tema:
Santo Agostinho: "Consciência e reputação duas coisas diferentes. A consciência deve-se a ti, a reputação deve-se ao teu vizinho".
Padre Antônio Vieira: "Muitos cuidam da reputação, mas não da consciência".
Sócrates: "A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em ser aquilo que se deseja parecer".
Warren Buffett: "São necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para destruí-la".
Dionísio Catão: "Nunca se curam as feridas da reputação desonrada".
Friedrich Nietzsche: "É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação".
John Wooden: "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam. É problema deles".
Importa que ouçamos, sempre, a voz da consciência, para que nossa reputação esteja sempre em harmonia com ela.
Humor
-Ô, compadre, vamos à igreja?
-Não posso, preciso cuidar das galinhas.
-Não esquenta a cabeça, Deus Cuida!
Os caipiras chegam à porta de igreja no momento em que o padre diz:
-Deus está no meio de nós!
-Vixe, compadre, minhas galinhas já eram.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral