O relatório semanal de exportações da soja safra 2016/17, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), relativo a semana do dia 27 de julho de 2017, registrou resultados que ficaram dentro das expectativas dos agentes do mercado, compreendidas entre 100 mil e 300 mil toneladas de soja para semana em questão.
Conforme os dados apurados pelo órgão governamental norte-americano foram vendidas ao mercado externo, pelos exportadores norte-americanos, 233,39 mil de toneladas de soja, elevando o total já comprometido desta temporada para 60,76 milhões de toneladas, 15,9% superior aos 52,42 milhões de toneladas negociadas no mesmo período da temporada anterior.
A China gerou mais cancelamentos do que novas compras.
Ainda presente no mercado brasileiro, a gigante asiática produziu saldo comercial negativo de 59,5 mil toneladas para os EUA. Assim o total adquirido pelo país no ano caiu para 36,24 milhões de toneladas, ainda assim 26,8% acima do total adquirido no ano passado.
A média das exportações dos EUA nos últimos 30 dias foi correspondente a 293,59 mil toneladas. Caso essa média se mantenha, nas últimas cinco semanas do ano comercial 2016/17, 1,46 milhão de toneladas deverão ser vendidas, somando 62,23 milhões de toneladas, volume 5 milhões de toneladas superior ao previsto pelo USDA
Como antecipado pela IEG|FNP começa a se formar no mercado o consenso de que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) eleve suas projeções para exportação da temporada 2016/17. Para que o atual número do órgão se concretizasse seriam necessários cancelamentos superiores a 700 mil toneladas por semana, até o fim da temporada, fato considerado improvável.
Chuvas caíram por toda extensão dos EUA na semana findada dia 29 de julho, conforme o boletim climático do Departamento de Agricultura dos EUA, divulgado na véspera. A região das Grandes Planícies, do sudeste ao sudoeste, foi a maior beneficiada com o aumento do índice pluviométrico, muito embora significativa quantidade de chuvas tenha sido registrada no centro e sul do país.
As temperaturas da semana mencionada, mesmo assim, ficaram, em média, 2,7°C acima do normal em muitas localidades da Costa do Pacífico às Grandes Planícies, excetuando áreas que foram beneficiadas por nuvens e tempestades associadas a circulação da monção.
O Meio-Oeste teve temperaturas mais amenas, típicas do outono, especialmente no Vale do Mississipi. O Cinturão do Milho também recebeu chuvas torrenciais, deixando apenas alguns focos de regiões com estresse hídrico mais a oeste da área agrícola.
Na semana destacada, aproximadamente, 82% da safra de soja alcançou ou ultrapassou o estágio de floração, resultado 2 pontos percentuais atrás do ano passado e 2 pontos à frente da média quinquenal. No mesmo período, cerca de 48% da safra estava em fase de formação de vagens, 3 pontos atrás do ano anterior e 3 pontos à frente da média quinquenal.
De modo geral, 59% da safra norte-americana de soja foi reportada em boas ou excelentes condições, com aumento de 2 pontos percentuais em relação à semana anterior e 13 pontos percentuais abaixo do total aferido no mesmo período da temporada 2016/17.
Fábula - O Cisne e o Corvo
Um corvo tinha uma boa vida no alto das árvores:
Seu ninho era quente, tinha comida abundante e os outros corvos estavam sempre por perto para lhe fazerem companhia. Mas ele não era nada feliz, passava os dias a observar os cisnes voando com suas asas tão fortes e nadando com tanta elegância no lago. Admirava a beleza das penas brancas e do longo pescoço e se perguntava, todos os dias, por que não tinha nascido cisne.
- Ah, se meu corpo fosse coberto de penas brancas. Por que não posso ser cisne? Se eu tentar com bastante afinco, é bem capaz que consiga me tornar um deles - disse a si mesmo.
Decidido a colocar seu plano em prática e transformar seu sonho em realidade, abandonou seu ninho nas árvores para ir morar na beira do lago, como os cisnes. Aprendeu a flutuar na água, tentou copiar o estilo do voo dos cisnes e passou a comer somente aquilo que eles comiam. Todos os dias, o corvo esfregava suas penas com força na esperança de que elas ficariam brancas.
No entanto, todo o seu esforço de nada adiantou. O corvo, é claro, continuou sendo preto. A comida dos cisnes não lhe fazia bem, e ele começou a emagrecer. A água do lago estava deixando duas penas cada vez mais fracas. Quando finalmente reconheceu que jamais se tornaria um cisne, voou pata longe do lago e morreu de tristeza.
Moral da fábula para a sua vida
Espelhe-se nos melhores - Espelhar-se nas pessoas que admiramos é algo positivo. Analisar, conversar e pedir dicas é uma ótima opção para nos tornarmos cada vezes melhores. No entanto, nesse caso, o ideal não é só copiar, mas criar seu próprio estilo, buscando a excelência.
Cuidado com a inconformidade - Todos os dias, precisamos nos desafiar a continuar a aprender, desenvolver-se e não parar no tempo. Ser eternos inconformados tem seu lado bom e ruim. No entanto, quando nos espelhamos em parâmetros inatingíveis, podemos passar por grandes frustrações.
Reconheça suas limitações - A sociedade prega a competição predatória e o individualismo, então seguimos essa ideia e consideremos os outros nossos concorrentes, por isso não falamos de nossas fragilidades, dores nem dificuldades. Preferimos guardar a sete chaves e esconder nossos receios e limitações até de nós mesmos. Reconhecer as fragilidades não é sinal de inferioridade, ao contrário, um indivíduo que reconhece suas limitações e fala naturalmente delas é alguém já amadurecido para tanto.
Desperte sai inteligência emocional - Ela é responsável pelos nossos sucessos e fracassos em qualquer campo de nossa vida. Ter coragem para assumir as responsabilidades por seus atos conscientizar-se da forma como você próprio "sabota" suas ações, ter crenças positivas sobre os fatos da vida e enfrentar os desafios são grandes fatores para atingir o sucesso na vida pessoal e profissional.
Celebre as coisas boas da vida - Em vez de ficar constantemente reclamando pelo que está errado em sua vida, tenha foco, celebre a e agradeça todas as coisas boas, tudo que está certo. É ai que você vai encontrar força e auxilio para melhorar ainda mais.
Humor
O juiz pergunta ao ladrão:
- Como você conseguiu entrar numa casa com cerca elétrica e, ainda assim, levar todos os bens do local?
E o sujeito responde:
- Eu estou aqui para ser julga pelos crimes que cometi não para contar os segredos!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral