O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira (16) decreto que reconhece o setor supermercadista como atividade essencial da economia. Com o novo status, o setor passa a ter segurança jurídica para contratar seus funcionários e negociar com prefeituras e sindicatos a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados, em todo o Brasil.
— Nós estamos modernizando (a legislação), não só em favor dos empresários, mas do povo brasileiro, que quer ir ao supermercado no feriado e nos fins de semana — disse Temer.
Para o presidente, os atos e reformas do governo federal estão modernizando o ambiente econômico e produtivo para o país voltar a crescer.
— E o comércio varejista nos dá uma medida clara de como anda a economia, porque o varejo é o último elo de uma cadeia de produção e distribuição. Do varejo, vai para o cidadão, e os números do setor são expressivos — disse o presidente.
Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a mudança da norma atende a uma solicitação feita no ano passado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e é um pleito antigo do setor varejista. Para o ministério, a alteração na legislação melhora o ambiente de negócios, dá mais competitividade ao segmento, permite o crescimento das empresas e, consequentemente, a geração de emprego.
A legislação que reconhece as atividades essenciais da economia brasileira, o Decreto nº 27.048, de 1949, não menciona expressamente supermercados em seu anexo, apenas pequenos mercados, como peixarias e padarias.
— Todas essas atividades foram incorporadas ao sistema do supermercados. E o fato de não estarem inseridos no rol de atividades essenciais fazia com que houvesse uma necessidade de negociação para que pudesse exercer sua atividade em domingos, feriados e horários especiais — disse o secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcelo Maia.
O secretário explicou que os municípios têm autonomia para legislar e que o funcionamento do varejo está sujeito a negociações, mas agora isso passa a ser legalizado automaticamente.
— O decreto evita questionamento na Justiça depois. Dá segurança ao supermercadista de poder contratar seu funcionário e alocá-lo para trabalhar em domingos e feriados — disse Maia.
Ele acrescentou que as normas de remuneração dos funcionários seguem a legislação trabalhista. De acordo com dados da Abras, os supermercados representam 83,7% da comercialização de produtos de primeira necessidade.
ZERO HORAAlegando diversas implicações negativas, que impossibilitaram a continuidade dos serviços que aconteciam junto ao Cartório de Registro Civil de Tupanciretã, o extinto CRVA local, foi convocado para audiência pública, onde sua responsável, Margot de Souza pode reforçar as alegações que a levaram ao encerramento, após 17 anos de atividades. Mui[...]
Acesse WWW.JORNALMANCHETEDIGITAL.COM.BR e tenha as principais informações, atualizadas, dos melhores sites de notícias do país. Brasil 247Temer e Meirelles ampliaram rombos fiscais em R$ 199 bilhões Globo.comForças Armadas e polícia do RJ realizam operação integrada em Niterói J[...]
# Convite - Aos Senhores Vereadores, é com grande honra que os integrantes da Igreja Apostólica da congregação de Tupanciretã/RS convidam Vossa Excelência para a primeira Santa Comunhão a ser realizada na congregação desta cidade. Este ato sagrado, na Rua, Coronel Lima, número 157 no Bairro Beck no mesmo município, com início ás 10 horas. Salientamos que será de m[...]
Segundo o boletim climático do Departamento de Agricultura dos EUA, na semana findada em 6 de agosto, as temperaturas ficaram, de modo geral, abaixo do normal na região agrícola sobre as Grandes Planícies e Vale do Mississippi, chegando, em algumas subáreas, a registrar 2,5 °C abaixo da média. As maiores exceções ao padrão de temperaturas registrado ocorreram na Cost[...]
Gaúcho e SI Cruz Alta antecipam última partida da primeira fase Postado em 11/08/17 Mais cedo, às 19h30, o torcedor pode assistir Gyma x Bombas Yungs, e após o jogo do Estadual, às 22h30, jogam Biras Bar x PFC, os jogos são válidos pelo Campeonato Citadino de Futsal 2017, 1° e 2° divisão respectivamente. Tupanciretã sediará a Dist[...]