O relatório semanal de exportações de soja safra 2017/18, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), relativo à semana do dia 09 de novembro de 2017, registrou discreta queda de 55,7 mil toneladas nas vendas, comparativamente a semana anterior.
Conforme os dados apurados pelo órgão governamental, foram vendidas ao mercado externo pelos exportadores norte-americanos mais de 1,1 milhão de toneladas de soja, elevando o total já comprometido desta temporada para 32,58 milhões de toneladas, resultado ainda 15,3% inferior às 38,47 milhões de toneladas de soja negociadas no mesmo período da temporada anterior. Os números poderiam ser ainda mais positivos não fossem os cancelamentos que somaram 662 mil toneladas.
A despeito da queda do volume pactuado semanalmente, as vendas ficaram dentro das expectativas do mercado, compreendidas entre 1,1 milhão e 1,55 milhão de toneladas. Tal intervalo, segundo muitos traders, já foi estabelecido se considerando a influência da apreciação do dólar sobre as moedas dos principais importadores do país.
A China, maior importadora da soja norte-americana, voltou a adquirir grandes contingentes do grão, após um período em que as margens de processamento ficaram apertadas pela elevação dos preços da soja. Na semana em questão, a gigante asiática comprou 1,11 milhão de toneladas, quase a totalidade das novas vendas dos EUA. No ano, por sua vez, as vendas externas totalizaram 18,23 milhões de toneladas, resultado 18,9 pontos percentuais atrás do total comprometido no mesmo período do ano passado com o país.
As principais posições do mercado futuro da oleaginosa negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) apresentaram expressiva variação positiva, atingindo a maior cotação da semana, em razão das preocupações dos produtores argentinos acerca do estresse hídrico sobre a região agrícola da soja.
Mesmo com os contratos futuros do grão sendo influenciados de modo indireto, pois, notadamente, os mais afetados pelo viés altista foram os derivativos do farelo de soja, os papéis com vencimento em janeiro de 2018, os mais próximos do mercado spot, tiveram alta de 1,9%, ou 18,5 centavos de dólar, cotados a US$ 9,90½/bushel.
Se intensificaram, nesta sexta-feira, previsões de que o fenômeno climático La Niña, que, hoje, provoca estresse hídrico sobre o centro-norte do país, possa elevar as temperaturas e tornar o clima mais seco sobre o maior exportador mundial de farelo de soja do mundo.
O movimento de ascensão assumido pelos contratos futuros teve grande caráter especulativo, uma vez que, no dia anterior, a melhora do clima sobre as praças produtoras brasileiras acabou ditando o rumo dos contratos.
Motivação
Concentre-se naquilo que é realmente importante para você.
Não há nenhum sentido em disputar um jogo que você não esta interessado em vencer. Faça com que sua vida e suas expectativas sejam reflexos profundamente pessoais daquilo que é realmente importante para você.
Desde que se entendeu por gente, Louse foi apresentada a um modelo: sua prima Gilda, uma criança exuberante, extrovertida, extremamente sedutora. Louise era de temperamento tranquilo, gostava de ler horas a fio, relacionava-se com poucas pessoas, mas com profundidade. Foram necessários muitos anos para que ela se desse conta da armadilha que o modelo da prima lhe armara e partisse para investir em seu próprio desejos. Só assim se realizou.
Mas antes disso empenhou-se inutilmente em copiar o jeito sedutor, em tentar fazer Direito - Gilda tornou-se uma brilhante advogada - e multiplicar os namorados. Uma frustração após a outra, um incrível desperdício de energia. Acabou como pesquisadora, feliz em seu laboratório, feliz com seu pequeno mas consistente grupo de amigos, feliz em seu casamento que durou por toda a vida.
O que você realmente deseja? Qual é a meta pela qual vale a pena lutar e que está de acordo com seu modo de ser? Não invista num objetivo por mera competição, pela expectativa que os outros têm em relação a você ou por um modelo que lhe impuseram.
Deixe o vizinho, o amigo, parente com sua casa, seu carro, seu estilo de vida, e procure persistentemente descobrir o que você quer. Tenha consciência de que as imposições são continuas e cruéis e cuide de si com o maior carinho. Faça o mesmo com seus filhos: descubra como é cada um e ajude-os crescer desenvolvendo suas características únicas em vez de apresentar-lhes um modelo estereotipado. Não valorize as pessoas pelo que têm, mas pelo que são, e você aprenderá a respeitar-se no que possui de fundamento, o que lhe dará muita paz.
Os objetivos são essenciais para que as pessoas se orientem no mundo e para que alcancem a satisfação na vida. Buscar objetivos de acordo com as próprias características aumenta em 43% as chances de que os objetivos atingidos contribuam de modo positivo para a satisfação na vida
Humor
A garota diz para a mãe:
-Você acha que tem chance de hoje, na reunião do Mercosul, eles decidirem que a nova capital do Peru é Buenos Aires?
-Por que isso ocorreria, filha?
-Ora, para eu ganhar mais um ponto na prova de geografia que fiz hoje.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral