As cotações dos contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CME/CBOT) registraram sólidas variações positivas nesta quinta-feira, impulsionados por um forte rally de compras de oportunidade por parte dos fundos de investimento.
Os derivativos com vencimento em maio de 2018 encerraram o dia em alta de 26,75 centavos de dólar, cotados a US$ 10,44¾/bushel, superando a média móvel de 50 dias.
Ainda nesta quinta-feira, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) impressionou os operadores ao projetar um declínio anual para intenção de plantio para as lavouras de soja nos EUA.
A possibilidade de uma área de soja menor que ano passado e inferior as expectativas do mercado remete a perda gradativa da rentabilidade das últimas safras e os maiores custos para a nova temporada, junto com perspectivas de perda de negócios em soja com a China, fatores que por si só esfriaram a expansão da oleaginosa nos EUA.
Nem mesmo os números para os estoques de passagem em solo americano, acima das expectativas do mercado foi suficiente para manutenção da trajetória baixista aos preços da commodity. A quebra de safra na Argentina e a perspectiva de área menor de cultivo nos EUA traz uma onda de especulação em torno de aperto nos estoques globais, colocando uma enorme responsabilidade para o Brasil em atender a firme demanda global.
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) avaliou os estoques de soja até o dia 1° de março de 2018, em 57,35 milhões de toneladas, enquanto a intenção de plantio relativa a temporada 2018/19 foi estimada em 36,01 milhões de hectares.
O resultado referente aos estoques são um claro efeito da lentidão das exportações dos EUA mediante da maior participação das exportações brasileiras no comercio global. Nem mesmo o forte ritmo de esmagamento de soja no país foi suficiente para absorver a produção recorde.
No que tange à área, o número é menor do que a média das expectativas do mercado de 36,79 milhões de hectares, e fica abaixo ainda do intervalo das projeções dos traders, que variavam de 36,38 a 37,27 milhões de hectares.
Vale ressaltar que grande parte das lavouras de soja nos EUA são arrendadas, algo entre 60% e 70% da área total cultivada, bem abaixo do que é visto no Brasil, onde o número varia entre 10% e 15% apenas. Com a elevação dos custos de produção, impulsionados pelos altos preços dos fertilizantes, sementes e combustível, a rentabilidade pode se mostrar ainda mais apertado aos produtores norte-americanos, o que justifica uma possível retração.
Sob a influência da divulgação do relatório do órgão governamental os contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) subiram mais de 20 centavos de dólar em apenas algumas horas. Talvez, diante da perspectiva de uma produção mais ajustada diante de uma menor área que o esperado, os derivativos da oleaginosa possam ficar mais firmes nas próximas semanas, visto que apesar do impasse comercial entre EUA e China, os chineses optaram por não retalhar o complexo soja.
Motivação - Experiência
Quanto mais vezes você tiver feito alguma coisa, mais confiança sentirá. Quanto mais confiança, mais eficaz você será. Quanto maior a sua eficácia, maior será o seu sucesso. A forma de fazer com que essa sequência de coisas tome embalo em sua vida é agindo e confiando em si próprio.
Até mesmo o menor dos esforços cria embalo. Embora, hoje, você só aprenda um pouquinho, ainda assim, será um pouquinho a mais do que você sabia ontem. Diariamente, em todos os desafios, você encontra uma oportunidade de acumular experiências.
Pense na experiência como uma conta no banco. Todos os dias, você tem a opção de fazer um depósito na sua conta da experiência. E, uma vez que a experiência esteja lá depositada, você pode sacar dali muitas vezes, sem nunca entrar no vermelho e com uma grande vantagem: toda nova experiência faz com que as antigas passem a ter ainda mais valor.
A conta da experiência desenvolve-se por si se você estiver disposto a aparecer e continuar agindo. A ação tem sua própria recompensa e, como bônus você recebe a experiência, que continua a valorizar sua vida muito tempo depois de a ação ter sido realizada.
Humor
Num dia de muito calor, o marido sai do banho pelado, chega pra esposa e fala:
- Meu bem, está muito quente...o que você acha que os vizinhos vão dizer se eu for cortar a grama assim, completamente nu? A mulher olha pra ele e responde:
-Provavelmente, que eu casei com você só por dinheiro...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral