Na noite desta segunda-feira (09), aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã. Na pauta, nenhum Projeto de Lei foi posto em votação.
A situação do ex-presidente Lula foi tema de alguns discursos em tribuna, além da questão que envolve os moradores do entorno da ferrovia e a realização da 11° Abertura Oficial da Colheita da Soja RS, que aconteceu em Tupanciretã, na última sexta-feira.
Leia alguns trechos:
Vereador Carlos Oliveira dos Santos(Progressistas) - Citou a reunião que trouxe o superintendente do Incra, no mês passado, do qual orientou em relação a regularização fundiária. Os lotes já estão passando por geo-referenciamento , ele lembra que os pequenos produtores que não optarem em regulamentar suas áreas, não serão prejudicados, mas se colocou a disposição para esclarecimentos.
Vereador José Leonor Machado da Silva (PSDB)- Falou sobre os vândalos que estão agindo criminalmente no cemitério local. Ele revelou que outros municípios também estão sendo lesados com crimes semelhantes aos que estão ocorrendo em Tupanciretã.
" ... os prejuízos e ataques são constantes no Cemitério Municipal." Revelou Zé do Povo.
Vereador Milvo Vendrusculo ( Progressistas) - O vereador Didi, falou da prisão do ex-presidente Lula, lembrou do discurso do colega Claudiomiro, que teria revelado ao legislador que Lula não iria para cadeia. " Se eu defendo o mau feito, sou membro da facção, aí está, a prisão do presidente Lula e de seus comparsas." Disse o Didi
Almir Rebelo( PSD): Em seu discurso, usou a seguinte frase: "nunca antes na história desse país um presidente foi preso por ladrão". Ele seguiu efetuando algumas críticas em relação a prisão, de Lula, condenado há 12 anos de prisão e que já cumpre sua pena, na PF em Curitiba-PR. "Roubaram a Petrobrás, aquela máquina de fazer dinheiro." Outra questão lembrada pelo vereador, é sobre a audiência pública que terá como tema a situação das famílias que vivem às margens da ferrovia, que acontece nesta terça em Cruz Alta.
Vereador Claudiomiro Cordeiro dos Santos (PT) - O petista defendeu o ex-presidente LULA."Está acontecendo uma perseguição ao presidente Lula". Disse Nenê. Ele revelou que, não discute política com marinheiros de primeira viagem". Falou ainda da elaboração da Abertura Oficial a Colheita da Soja, que segundo ele deve ser custeada pelo Governo do Estado.
Vereadora Carina da Costa Valau ( MDB) - A única mulher no plenário falou da qualidade das ruas, que segundo ela são péssimas . Citou Sobre a emenda do Deputado Perondi, que destinou R$ 100 Mil para Saúde. "Esse dinheiro não é para pagar salário, mas pode fazer o quiser, pois é destinado à Saúde." Revelou Carina.
Vereador Luis Valmor da Silva França (PRB) - O líder do governo, lembrou da audiência pública que ocorreu semana passada, em POA. Revelou ainda, que os integrantes da empresa Rumo fizeram parte do debate, foi colocado a situação das famílias de Tupanciretã que residem na faixa de domínio. "Pessoas humildes que assinaram os documentos de Ordem de Despejo poderão perder suas casas onde residem há anos." Uma nova audiência com à Justiça Federal será agendada. Catite parabenizou a Administração Municipal pela organização da Abertura Oficial da Colheita da Soja, ocorrido em Tupanciretã na última sexta-feira.
Ronaldo Salles ( PSDB) - O tucano falou sobre a situação das ruas do município, segundo ele, as intempéries do tempo estão prejudicando os trabalhos da Secretaria de Obras, mas em breve as vias serão recuperadas de acordo com um planejamento que já está sendo elaborado, também falou sobre a situação do SINE local: " São poucas as cidades que ainda possuem uma agência do SINE, por isso muitos municípios da região procuram os serviços em Tupanciretã." Revelou o vereador.
Vereador Benezer Cancian ( Progressistas) - Lembrou da reunião em Porto Alegre durante a audiência pública que tratou das famílias que residem no entorno da via-férrea em Tupanciretã. Ele agradeceu a Secretaria de Obras por serviço realizado no interior do município, do qual ele havia solicitado e já está pronto. Pediu ainda, a continuidade da pintura dos quebra-molas.
Citou a importância do evento da 11° Abertura Oficial da Colheita da Soja e parabenizou a atitude do prefeito, em repassar a soja colhida no complexo Tupanciretã. Finalizou pontuando a economia realizada nos três primeiros meses de sua gestão na Câmara, que possibilitaram o repasse de R$ 20 mil ao HCBT (Hospital de Caridade Brasilina Terra).