Comentários -
De acordo com o boletim da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), referente à semana encerrada no dia 23 de maio, o bom clima permitiu que um grande contingente de colheitadeiras fossem a campo e promovessem um rápido avanço da colheita em toda a área agrícola da Argentina.
Na semana em questão, os trabalhos foram concluídos sobre 80,3% da área destinada ao cultivo do grão, com um avanço de 9,2 pontos percentuais no período, o maior progresso semanal dentre as últimas quatro semanas.
A colheita de soja da primeira janela de cultivo alcançou cerca de 90% da sua área apta, sendo concluída nas regiões do Centro-Norte de Córdoba e do Núcleo Norte, que apresentaram produtividade média de, respectivamente, 34,5 sc/ha e 51 sc/ha, resultados muito inferiores as 60 sc/ha e 64 sc/ha da última temporada.
A colheita da soja da segunda janela de cultivo foi concluída sobre 60% da área de 4,2 milhões de hectares, com rendimentos médios de apenas 27 sc/ha, um total 40% inferior à média argentina registrada na safra 2016/17.
As perdas de potencial produtivo acima explicitadas somadas à redução da área de colheita, comparativamente a área de plantio, fizeram a BCBA reduzir ainda mais sua estimativa para produção do vizinho sul-americano. Agora, a previsão para produção totaliza 36 milhões de toneladas, aproximadamente, 22 milhões de toneladas de soja a menos do que o produzido no ano/safra anterior.
Dólar - Risco de mercado eleva o dólar
Pelo segundo dia consecutivo, a divisa norte-americana registrou ganhos em relação ao real, seguindo tanto o cenário externo quanto o interno. Frente as moedas mais liquidas do mundo o dólar voltou a se valorizar com base nos dados melhores do que o esperado para o consumo nos EUA, os quais, por sua vez, voltaram a alimentar a expectativa de forte elevação da taxa-alvo de juros do país.
Em âmbito doméstico, as implicações políticas da paralização dos caminhoneiros alavancaram a percepção de risco de mercado do ambiente econômico brasileiro. Dessa forma, nem mesmo o fato de o Banco Central ter triplicado a oferta de swaps cambiais tradicionais, introduzindo, somente nessa semana, US$ 3,75 bilhões no mercado, bastou para conter a evasão de capital especulativo.
A despeito de, no início da sessão desta sexta-feira, a taxa de câmbio ter dado indícios de lateralidade, a percepção de que o anúncio de trégua, feito pelo governo na véspera, não se materializaria denotou a fragilidade do Executivo e levou à multiplicação das apostas contra o desempenho do real no decorrer do dia. Neste contexto, o dólar comercial foi cotado a R$ 3,6683 na venda, em apreciação de 0,55%.
Como pano de fundo das operações do dia, também se destacaram a derrocada das divisas de outros grandes fornecedores de commodities, a queda dos preços do petróleo e as fortes preocupações com o ambiente político da Itália e Espanha, que produziram perdas do euro e aumentaram a demanda por depósitos em dólar em ativos norte-americanos.
Motivação - Faça as coisas nas quais você se sente competente
Precisamos nos sentir competentes. Quando você realiza tarefas para as quais tem talento, sejam elas quais forem, você o faz com prazer, mesmo que tenha que pedir ajuda.
Reconheça tranquilamente quais são as coisas para as quais você não tem jeito e recuse-se a desempenha-as, se for possível.
Os pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia notaram uma tendência muito acentuada nas notas dos alunos. Nos departamentos em que há menos matérias obrigatórias, as notas são geralmente mais altas. Inicialmente, os pesquisadores acharam que isso se devia ao fato de os alunos escolherem os cursos mais fáceis. Mas depois descobriram que esses alunos tinham notas mais altas tanto nos cursos eletivos quanto nos obrigatórios.
A conclusão foi de que, tendo mais liberdade para escolher seus cursos, os alunos tendiam a escolher as matérias nas quais estavam interessados e nas quais poderiam se sair bem. Mas, o que é mais importante, o bom rendimento nesses cursos eletivos melhorava seu desempenho em todas as matérias, porque os hábitos positivos criados pelo sucesso nas disciplinas escolhidas eram levados para os cursos obrigatórios.
Quem é mais feliz: a mulher que toma conta da casa e dos filhos ou a que trabalha fora? Em estudos comparativos realizados com membros dos dois grupos, os pesquisadores descobriram que, se a pessoa se sente competente naquilo que faz, a felicidade acontece em ambas às situações.
Humor
Um dia, em um presídio do interior, o diretor reúne todos os presos no pátio e avisa:
Vamos organizar um mutirão e fazer uma bela faxina por aqui. Quero tudo bem limpo, pois amanhã o prefeito vem pra cá.
Lá no meio, um preso grita:
Até que enfim pegaram essa cara!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Gobbato
Gerente Geral