As principais posições do mercado futuro da oleaginosa ofertadas na Bolsa de Chicago (CBOT), nesta sexta-feira, registraram o seu quarto recuo consecutivo, alcançando suas mínimas desde setembro de 2018.
O profundo arrefecimento dos preços dos papéis da soja continuou ligado aos fundamentos extremamente baixistas. A preocupação dos investidores com os fracos resultados das vendas externas norte-americanas, os amplos estoques globais da commodity e a possibilidade de que produtores migrem do milho para a soja em razão dos atrasos no plantio do cereal determinam o predomínio do posicionamento “vendido” dos fundos.
A derrocada do dia poderia ser mais acentuada, não fosse a divulgação de novas vendas externas pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O órgão confirmou a venda de 293,92 mil toneladas de soja para o México, com entrega agenda para o ano/safra 2019/20.
O mercado ainda repercutiu o frustrante saldo comercial das exportações dos EUA da semana passada. As 336,92 mil toneladas comercializadas com os demandantes externos do país ficaram abaixo até mesmo da mais pessimista estimativa coletada pela agência Reuters, em sua pesquisa semanal, correspondente a 400 mil toneladas.
A IEG|FNP revisou sua projeção para uso de fertilizante no Brasil em 2019, correspondente a 36,0 milhões de toneladas, com um crescimento de 1,4% frente aos resultados de 2018 em função da pior relação de troca nos últimos cinco anos para as principais culturas.
Sob efeito do comportamento cambial no Brasil e elevados preços internacionais, as cotações dos fertilizantes entre as praças nacionais continuam em patamares elevados se comprados a igual período do ano passado, visto que o insumo aparece como um dos principais vilões entre os itens que compõem os custos de produção, sendo um dos responsáveis pelo aperto nas margens;
Apesar disso, a IEG|FNP ainda projeta um crescimento da demanda brasileira por fertilizantes, puxada pela soja (preços futuros mais vantajosos) e manutenção da taxa de adubação como via de garantia a produtividade em novas áreas abertas - com as entregas batendo um novo recorde.
Dia é de liquidez quase nula
Os preços da oleaginosa, seguindo de perto a paridade com o mercado norte-americano, tiveram generalizados recuos nesta sexta-feira, no mercado spot. Com os prêmios portuários fragilizados, a quarta queda consecutiva dos contratos na CBOT e o dólar voltando à casa dos R$ 3,90, não havia como os referenciais se recomporem.
A liquidez, se já era tipicamente baixa às sextas-feiras, foi ainda menor. Nem mesmo nas praças situadas mais ao centro do país, onde as indústrias e cooperativas vinham atuando mais forte, houve reporte de originação de volumes mais robustos.
Nem mesmo negócios “a fixar”, quando os produtores entregam os seus grãos nos armazéns dos compradores sem determinar preços prévios, que vinham se tornando cada vez mais recorrentes em decorrência da limitada capacidade de armazenamento e da frustração dos produtores com os preços oferecidos, foram pouco reportados durante o dia.
Com os amplos estoques globais e especialmente dos EUA, além da migração do cultivo do milho para o da soja no país, que pode ocorrer em função do persistente clima chuvoso, os produtores podem ter que conviver com o arrefecimento da taxa de câmbio no segundo semestre, caso a tramitação da reforma da Previdência no Congresso tenha êxito.
Motivação – Sem remarcar
Não dá para remarcar o dia de hoje. Ele vai passar, não importa o que façamos. Mas, por alguma razão estranha, muitas vezes não consideramos que hoje seja bom o suficiente. Remarcamos para algum futuro qualquer nossas ações, nossas conquistas, nossa felicidade, toda nossa vida – só porque as condições não parecem ideias agora.
E mesmo assim, dia após dia, o entardecer nunca é remarcado. Ele chega de forma previsível e sempre na hora certa, não importa o que aconteça.
Aqueles que conquistam e encontram o sucesso não remarcam suas ações até que as condições estejam perfeitas,. Pelo contrario – é através de suas ações que as pessoas vitoriosas criam as condições perfeitas.
O hoje está aqui, esteja você preparado ou não. Então use-o. A situação em que você se encontra provavelmente está longe de ser perfeita,. Essa é mais uma razão para ir adiante com sua vida, seus planos, seus objetivos.
Antes de remarcar para “mais tarde”, considere que talvez esse futuro nunca chegue. Tudo que você tem é o agora. Trabalhe isso apesar de todas as imperfeições e inconveniências. Faça o seu melhor. Sejam quais forem as condições adversas. Elas certamente serão superadas quando você aproveitar ao máximo seus dias.
Humor
Mascarados, dois ladrões resolvem assaltar uma conceituada livraria no centro da cidade. Assim que eles entram, um deles se dirige ao gerente da casa, com revólver em punho, e ameaça:
- O dinheiro ou a vida!
E o gerente estão responde: - Qual é o autor?
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral