Mercado Interno
Os preços da saca da soja comercializada no mercado spot brasileiro apresentaram generalizadas altas nesta sexta-feira, seguindo a simultânea elevação dos futuros da CBOT, prêmios portuários e taxa de câmbio. O momento, então, é de grande expectativa para o produtor brasileiro em razão da escalada das tensões comerciais sino-americanas.
A liquidez aumentou ligeiramente em relação a de meados de julho. Parte da ponta vendedora com caixa mais curto aproveitou o encerramento dos referenciais do lado positivo do plano para comprometer um pouco mais dos seus estoques a margens um pouco mais remuneradoras.
Os produtores mais confortáveis com as vendas da oleaginosa e, sobretudo, com as de milho de segunda safra, esperam por um agravamento das disputas comerciais entre EUA e China e eventual intensificação das importações do grão brasileiro pelo país asiático.
Há que se mencionar também, como possível fator de precificação de viés altista, os prêmios climáticos das lavouras norte-americanas. Embora o clima esteja melhorando no Meio- Oeste, ainda há um longo caminho para que as condições edafoclimáticas possam ser consideradas excelentes para a maioria das plantas.
Comentários
Os produtores brasileiros voltaram as compras de fertilizantes entre os meses de junho e julho, motivados pelo efeito da depreciação do dólar sobre as cotações do insumo assim como pela queda nos preços internacionais deste importante item na composição de seus custos.
A paridade poder de compra dos produtores, também denominada como relação de troca, ainda mostra uma aparente desvantagem em relação ao ano passado para as principais commodities, o que forçou replanejamento na hora das compras do insumo. Em algumas localidades, o milho segunda safra foi a válvula de escape como opção de vendas ou barter visando o financiamento da nova safra de soja.
Os elevados preços e a surpreendente produtividade das lavouras de milho inverno e os bons resultados de produção de algodão ajudaram a recompor o caixa dos produtores, sobretudo naquelas regiões do País onde os rendimentos de soja não foram tão positivos. No Centro-Oeste, os produtores já adquiriram mais de 90% do pacote tecnológico para nova safra. Até maio, esse percentual não ultrapassava de 25%.
Semelhante aos fertilizantes, as vendas totais de defensivos agrícolas no Brasil também ganharam intensidade com a queda do dólar frente ao real, mas não deverão surpreender em termos de resultado final como aquele visto em 2018, quando houve um salto na receita de 18,3% frente aquela obtida de 2017, ao somar US$10,522 bilhões.
Para 2019, o crescimento deverá ser mais contido, não apenas pela maior cautela dos produtores, mas como pela necessidade de otimizar os gastos, sobretudo adotando tecnológicas mais eficazes no combate das doenças e pragas, visando também reduzir os desperdícios.
Motivação
Não deixe para depois.
Procrastinar é uma atitude antiga e muito comum. A Palavra também é antiga, ela vem do latim procrastinare, que significa transferir para outro dia, adiar, delegar ou na linguagem coloquial, tocar com a barriga, empurrar para mais tarde. Existem diversas razões para as pessoas procrastinarem suas tarefas, deveres e responsabilidades, mas, geralmente , ELAS COSTUMAM SER APENAS DESCULPAS. Então, o que fazer para deixar de procrastinar? sugiro dez sugestões para você evitar isso. Confira e aja!
1. Fixe prazos para começar e terminar. Estabeleça dia e hora e persiga resultados.
2. Antecipe-se a fatos e prazos, esteja pronto para alterar rumos e procedimentos se pressentir que algo pode dar errado à frente.
3. Crie estímulos e recompense progressos. A procrastinação é psicológica.
4. Se sua tarefa são muito grande, divida-as em pequenas atividades que sejam mais fáceis de realizar e e consumam menos tempo, mas que contribuam para o resultado final.
5. Crie desafios pessoais e profissionais e meça se desempenho. Em vez de falar. “em vez de falar. “mas isso é muito complicado”., diga. “Sou capaz de fazê-lo, e bem.
6. Evite sobrecarga de trabalho e pilhas de assuntos acumulados para resolver. É desanimador ver toda aquele papelada em cima da mesa.
7. Faça, primeiramente, as coisas chatas, você ficara menos tenso e cansado para o restante.
8. Não seja as coisas piores do que realmente são.
9. Aja, em vez de adiar constantemente. Vença a procrastinação e descubra as vantagens de um trabalho mais tranquilo e organizado, com melhores resultados e menos estresse e pressão sobre você.
10. E, finalmente, faça algo hoje já!
11. É isso! E agora, mãos à obra. Chega de deixar para depois o que pode ser feito agora. Aja!
Humor
Para ensinar ao filho o valor do dinheiro e tentar diminuir algumas compras inúteis, a mãe o fez escrever uma lista dos itens que comprava com sua mesada. Um dia, ele estava escrevendo sobre gastos e disse para a mãe:
- Sabe, mamãe? Desde que eu comecei a anotar tudo em que gasto, sempre penso bem antes de fazer uma compra.
A mãe ficou toda contente pelo êxito do seu método, até que ele completou:
- Eu nunca mais comprei nada que seja difícil de escrever.
opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral