Mercado Interno - Os preços da saca da soja comercializada no mercado à vista brasileiro tiveram generalizada retração, puxados pela queda simultânea de todos componentes da paridade, em especial a taxa de câmbio. Contudo, a nota de baixa em que a semana se encerrou foi meramente nominal.
A incidência de novos negócios foi pequena, uma vez que os vendedores continuaram pedindo valores semelhantes aos praticados no começo na semana, quando tanto os referenciais de Chicago quanto a taxa de câmbio acendiam. Somente algumas indústrias aceitaram as pedidas e, portanto, originaram a patamares superiores à média do mercado.
No mercado a termo, o dia também foi de baixa liquidez, pois o dólar deixou a diferença entre a pedida e a oferta do produtor maior. Apesar disso, ambas as pontas do mercado estão dispostas a realizar novos negócios, de modo que, tão logo os preços subam, a liquidez deva aumentar também.
Dólar
Cenário externo pressiona taxa de câmbio
A divisa norte-americana voltou a recuar em relação ao real, sob o efeito da crescente expectativa dos agentes financeiros por uma queda da taxa-alvo de juros nos EUA. O cenário do dia ainda reforçou tal perspectiva ao mostrar um mercado de trabalho norte-americano ainda bastante aquecido, mas ganhos por hora praticamente estáticos no país.
Prova de que a pressão sobre a taxa de câmbio é externa pôde ser encontrada no comportamento do Dollar Index Spot, que, nesta sexta-feira, postou a quarta queda consecutiva do dólar na comparação com a cesta das moedas mais líquidas do mundo. O descenso foi concomitante ao aumento da probabilidade atribuída a um corte na taxa-alvo de juros do país, que agora soma 79,6%, segundo o monitor FedWatch, mais de 10 pontos percentuais acima da semana passada.
O relatório de emprego dos EUA (Payroll) revelou um crescimento de postos de trabalho robusto, que colaborou para derrubar a taxa de desemprego ao seu menor nível desde dezembro de 1969, a 3,5%. O número de pessoas que perderam o emprego e que encerraram contratos de trabalho temporário caiu em 306 mil vagas para 2,6 milhões, enquanto o número de novos entrantes no mercado subiu 103 mil para 677 mil pessoas.
O mercado questiona o quanto a criação de novos postos de trabalho é sustentável, uma vez que os salários dos postos gerados parecem estáticos. Os salários médios por hora tiveram um crescimento de 0% em setembro, quando o mercado esperava um aumento de 0,3%.
Comentários
Os produtores da Argentina estão apreensivos a respeito do cenário político e do mau desempenho da economia do país. Por isso, a escolha pelo plantio da soja parece a muitos deles mais segura do que pelo milho, cujos custos de produção são maiores por hectare. Caso essa predileção se dê em massa, o balanço de oferta e demanda de grãos mundial pode ser severamente alterado.
Com os custos de cultivo do milho beirando os US$ 500/hectare no país, cerca de 70% acima dos custos da soja, em meio a muito provável troca de presidente, uma vez que Maurício Macri perdeu as eleições primárias por larga margem para Alberto Fernandez, os agricultores tendem a atribuir menor risco de cultivo à oleaginosa.
Fernandez, apoiado por Cristina Kirchner, é bastante impopular no setor agrícola argentino, pois, enquanto a Kirchner esteve no poder – 2007 a 2015 -, as exportações foram significativamente sobretaxadas em favor da endogeneização de processos produtivos industriais que envolviam as commodities, o que, embora tenha colaborado para o desenvolvimento de agroindústrias no país, deteriorou a margem dos produtores.
Hoje, a Argentina é o maior exportador de soja processada do mundo e o terceiro maior exportador de milho, atrás apenas do Brasil e dos EUA.
Motivação
Estar ocupado é melhor do que estar chateado
Encontre alguma coisa para fazer, porque ainda é melhor ter coisas demais para fazer do que não ter nada.
Um filósofo uma vez observou que as pessoas anseiam pela imortalidade, mas não sabem o que fazer em uma tarde chuvosa.
Numa época em que eu sentia um certo desespero por estar com uma sobrecarga excessiva de trabalho, um amigo aposentado me confessou: “Há manhãs em que acordo e fico sem coragem de sair da cama, pensando: ‘ o que vou fazer do meu dia?’” Fiquei com pena dele, mas passei a valorizar muito mais minhas atividades, embora consciente de que precisava administrar melhor meu tempo.
*
Com frequência reclamamos de ter coisas demais para fazer. Mas ter coisas demais é um problema positivo, de abundância, enquanto que a falta do que fazer é um problema negativo, de escassez.
A empresa Metro Plastics Technology de Indiana, testou esse principio através da redução da semana de trabalho de seus empregados de 40 para 30 horas. E sabe o que aconteceu depois dessa mudança? A quantidade dos produtos da companhia subiu e ela na verdade aumentou seis lucros. A administração descobriu que dar mais tarefas aos trabalhadores em menos tempo tornava-os, mas eficientes, ativos e entusiasmados e propiciava-lhes mais tempo livre fora do local de trabalho.
Em pesquisas realizadas em estudantes universitários descobriu-se que aqueles cujas rotinas de trabalho eram mais exigentes estavam 15% mais satisfeitos com a vida. Apesar das exigências maiores, esses estudantes não eram mais estressados do que aqueles que tinham menos coisas para fazer.
Humor
Barbeiro
Aquele sujeito bem-humorado chega ao barbeiro e pergunta:
- Em quanto tempo o senhor pode me atender?
- Duas horas, responde o barbeiro.
O sujeito vai embora e volta no dia seguinte fazendo a mesma pergunta e o barbeiro olha o caderno e diz:
- Duas horas e meia.
O sujeito vai embora e volta no dia seguinte com a mesma pergunta:
- Uma hora e meia responde o barbeiro.
Como a história se repete todos os dias, o barbeiro começa a ficar curioso e pede para o ajudante seguir o cara ver qual é a dele. O ajudante volta em 15 min depois, sem conseguir segurar o riso. O barbeiro pergunta:
- E ai, onde é que ele foi:
- Para a tua casa!
Opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios