Segundo o último reporte de vendas externas do USDA, referente à semana encerrada no dia 27 de fevereiro, os exportadores dos EUA negociaram 345,04 mil toneladas de soja. O resultado esteve dentre os fatores baixista de precificação do mercado na véspera.
O número ficou bastante aquém das expectativas do mercado, que variavam de 500 mil a 1 milhão de toneladas, mas ligeiramente acima do totalizado na semana passada, cerca de 340 mil toneladas de soja. Ainda assim, o volume ficou acima do totalizado há um ano, quando a guerra comercial ainda transcorria.
Nesta semana, os principais destinos foram o México, que adquiriu 164,02 mil toneladas; El Salvador, cujo saldo foi de 91,5 mil toneladas; e a Holanda, que obteve 56,19 mil toneladas. As vendas para a China totalizaram apenas 6 mil toneladas, a menor quantidade adquirida pelo país asiático desde setembro de 2019.
As vendas acumuladas até aqui, a vigésima sexta semana do ano comercial, somaram 34,06 milhões de toneladas, o menor acumulado para o período desde a temporada 2012/13, abaixo inclusive do totalizado no ano passado, auge da guerra comercial sino-americana, quando o comercializado era de 34,06 milhões de toneladas.
A despeito da epidemia do COVID-19 ser uma explicação para as vendas externas frustrantes da semana, as dúvidas quanto a capacidade de a China cumprir os termos do acordo comercial “fase 1” se intensificam.
Mercado Interno
Momento segue positivo para a originação
O grande destaque do mercado brasileiro de soja foi a velocidade das vendas antecipadas tanto da safra 2019/20 como também da temporada 2020/21. Nos estados da região Centro-Oeste e Matopiba, o percentual já comprometido chega a mais de dois terços da produção esperada para safra 2019/20.
Com o avanço da colheita e segurança quanto ao potencial produtivo, os agricultores aproveitaram os elevados preços da soja, que foram impulsionados pelo comportamento cambial no Brasil e prêmios portuários positivos e elevados, para fixar grandes volumes e garantir receitas. Para safra 2020/21, a melhor relação de troca, a firme demanda e os preços remuneradores fizeram as vendas antecipadas evoluir num patamar histórico, com comprometimento recorde.
No mercado spot, os apertados estoques de passagem no Brasil impulsionaram o apetite comprador das processadoras. As margens de esmagamento, apesar de estarem se reduzindo gradualmente, seguem positivas neste começo de ano. Os preços do óleo seguem sustentados pelo setor de biocombustível ao mesmo tempo que a demanda por farelo é impulsionada sobretudo pelo consumo doméstico.
Motivação
Coisas pequenas têm Grandes significados
Coisas muito pequenas – o tom da voz, a expressão corporal, um toque de mão, uma única palavra num bilhete, uma flor deixada sobre a mesa – podem comunicar coisas muito importantes.
Será que coisas tão pequenas, como uma ligeira mudança na expressão do rosto, tem realmente importância?
Não são necessários grandes gestos nem gritos dramáticos. As nossas reações aparecem em expressões mais sutis, tons de voz, pequenos gestos e linguagem corporal.
Pense nisto: reconhecer a expressão do rosto de uma pessoa leva menos do que a sexta parte de um segundo. Podemos processar expressões a cerca de 90 metros de distância. Como fazemos isso? Prestando atenção. Os seres humanos prestam especial atenção em expressões faciais, tomando-as como indicação daquilo que seus companheiros estão pensando.
Da próxima vez que alguém lhe perguntar se está gostando do jantar que lhe foi oferecido e você responder “está ótimo”, lembre-se de que seu interlocutor está prestando atenção não apenas nas suas palavras, mas também nas mensagens que você talvez esteja comunicando com a expressão do rosto, um sutil gesto do corpo e de muitas outras formas.
Você pode expressar seu amor por uma pessoa com palavras, mas pode multiplicar essa comunicação com pequenos gestos delicados, desde uma flor deixada sobre o travesseiro, um aperto de mão mais caloroso, uma refeição especial num dia comum. A mulher atenta e amorosa é capaz de ver, por trás do “tudo bem! Do marido, uma preocupação estampada na tristeza do olhar e que ele tem dificuldade em expressar. E ela pode manifestar sua solidariedade através de muitos pequenos gestos que não o pressionem, mas transmitam ”estou ao seu lado” disponível para acolhe-lo”.
Os casais que têm sensibilidade na comunicação – que reconhecem o poder das mudanças sutis de comportamento – avaliam que sua satisfação é 17% mais alta do que os casais que não a possuem.
Humor
Impossível fazer igual
À noite, enquanto o marido lê o jornal, a esposa comenta: você já percebeu como vive o casal que mora ai em frente? Parecem dois namorados!
Todos os dias, quando chega em casa ele trás flores para ela, abraça-a e os dois ficam se beijando apaixonadamente. Porque você não faz o mesmo? Mas querida, eu mal conheço essa mulher!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Quem nunca enfrentou a dificuldade, não conhece o sabor da vitória.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral