O empresário tupanciretanense Gustavo Herter Fruet, mora na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, e recentemente recebeu alta no tratamento para Covid-19. Recuperando-se em casa após dez dias de internação no Hospital da UNIMED revelou sua luta e desafios para vencer a Sars-Cov-2 em entrevista ao JM Digital, na manhã deste domingo, 17.
Na última quarta-feira, Fortaleza superou 1000 óbitos pela doença, segundo dados oficiais divulgados à imprensa.
“Eu fiquei dez dias internado, mesmo cumprindo todas as determinações de prevenção, como higienização e uso de máscara tive teste positivo para COVID-19. Tenho uma empresa esportiva aqui, liberei 36 dos 40 funcionários, tomei todos os cuidados”, disse Gustavo.
Fruet, 53 anos, revelou que não tem nenhum tipo de doença pré-existente, pratica esportes, não fuma, leva uma vida regrada e saudável. Ele reside em um apartamento, com a esposa, fator que facilita na sua recuperação pós- tratamento e isolamento.
Ao sair do hospital, Gustavo gravou um vídeo, mostrando a equipe que realizou seu tratamento e divulgou nas redes sociais.
“Nos primeiros cinco dias percebi que perdi minha capacidade pulmonar, não conseguia manter o ar nos pulmões, nem respirar fundo até enchê-los, cheguei a ficar com 50 % da capacidade respiratória”, revelou Fruet.
Além de citar exemplos claros de sua opinião sobre os números da Covid-19 no Brasil, criticou o modo como os óbitos estão registrados e à condução dos políticos nas ações diante da pandemia.
“Aqui foi montado um hospital de campanha em um estádio e
desmontado sem ninguém usar. As pessoas estão morrendo de quebradura no pescoço
em um acidente, por exemplo, e tudo é Covid-19”, revela Gustavo.
O clima quente, em média 30 °C, a utilização de poucas roupas e a interação, aliados à incredulidade, são fatores que dificultaram o entendimento e agravaram a disseminação da doença na Capital cearense.
“As pessoas aqui, lugar muito quente, andam de chinela, se vestem com bermuda e camiseta. Eles acreditavam que a doença é dos ricos, mas está espalhada por todos os lados. Não é como aí que o pessoal usa casaco e roupas mais pesadas. É preciso cuidar dos idosos. Você mesmo está levando vírus para dentro de casa nas sacolas do supermercado, nas mãos e objetos pessoais. É necessário lavar as mãos 30 vezes ao dia, em muitas ocasiões, não fizemos isso em uma semana”, encerra Gustavo.
Fruet é piloto de rali, além de ser campeão e referência nacional na modalidade de tiro esportivo. Natural de Tupanciretã, com raízes na cidade de Jari, é o segundo tupanciretanense que reside fora da Terra da Mãe de Deus que consegue superar o novo coronavírus.
O tratamento utilizado foi à base de cloroquina, anticoagulantes associados ao uso de antibióticos.