De acordo com o último reporte de progresso de safra da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), referente à semana encerrada no dia 13 de maio, o clima mais seco do período permitiu que os trabalhos de colheita se acelerassem em quase toda a área agrícola da Argentina, a exceção, portanto, veio da província de Buenos Aires.
A instituição afirma que a colheita alcançou uma pouco mais de 1,5 milhões de hectares no país, o que elevou a área colhida a 14,7 milhões de hectares, o equivalente a 87,4% da área estimada para o cultivo de soja na Argentina.
Conforme os trabalhos foram progredindo, a tendência de redução do potencial produtivo, já prevista pela BCBA, se confirmou, provando que as lavouras de segundo plantio foram mais afetadas pela escassez hídrica ao longo de fevereiro. A produtividade média, até agora, soma 50,5 sacas por hectare, o que implica afirmar que entraram no mercado argentino cerca de 45 milhões de toneladas.
Restam,
portanto, apenas 700 mil hectares de soja de primeiro plantio e outros
1,4 milhão de hectares de segundo plantio a receberem a colheita no
vizinho sul-americano, grande parte dos quais estão localizados na
província de Buenos Aires, região que apresentou maior pluviosidade nos
últimos dias. Neste contexto, a BCBA manteve sua estimativa para a
produção argentina em 49,5 milhões de toneladas.
Dólar
Conturbado cenário político impulsiona o dólar
Provando que o recuo da véspera não ocorreria se o Banco Central (BC) não interviesse, a taxa de câmbio voltou a ascender, influenciada pelo aumento da percepção de risco de mercado associado aos ativos presentes no portifólio brasileiro. O dólar até flertou com um recuo, mas a política nacional, mais uma vez, entrou em cena para oferecer suporte.
A demissão do até então ministro da Saúde, Nelson Teich, em menos de um mês após sua nomeação, foi encarada pelo mercado como um prenúncio do agravamento da desarticulação entre as esferas de poder na composição de medidas para mitigar os efeitos socioeconômicos da pandemia de COVID-19. Mais do que isso, os agentes veem um aumento da contestação das ações do chefe de estado na gestão da crise.
O contexto internacional também foi desfavorável a moeda brasileira, uma vez que o reporte de Vendas no Varejo dos EUA apontou uma retração de 16,4% nos negócios em abril na comparação com o mês anterior, resultado significativamente inferior as estimativas do mercado, que convergiam a uma queda de 12%. Assim, esse resultado contribuiu com a busca dos fundos por ativos com maior liquidez como o ouro, o dólar, o franco suíço e o iene.
Ao final do dia, o dólar a R$ 6,00 passou a ser
interpretado como uma questão de tempo, então há que se esperar que nas
próximas sessões o referencial busque essa marca, a despeito de qualquer
outro fator técnico que venha trazer alívio a sua cotação.
Motivação
Usufrua as coisas comuns
Durante o dia fizemos inúmeras coisas que podem ser realizadas de forma automática e rotuladas de “tarefas”, mas que podem também ser vividas como diversões prazerosas. Levar o cachorro para passear é algo que precisa ser feito, sem dúvida, mas enquanto caminha com o cachorro você está fazendo exercício, tem tempo para pensar e uma oportunidade de ver a paisagem e a vizinhança. Usufrua aquilo que você faz todos os dias.
Sabemos que a maior parte dos dias será comum. Teremos na vida alguns dias e momentos especiais que permanecerão conosco para sempre, mas a quase totalidade dos dias deste ano que você está vivendo provavelmente não terá nada de especialmente marcante.
Ainda assim. Nesses dias comuns sempre há muitas coisas que podem nos dar prazer e alegria. Vamos pensar um pouco nelas: ao acordar, tome consciência do aconchego da cama onde você descansou e usufrua a maciez dos lençóis. Veja a água descer do chuveiro como um milagre diário e sinta-a escorrer por seu corpo, limpando-o, refrescando-o Aspire o perfume do café fresco que invade a casa, mastigue vagarosamente o pão quietinho, sentindo seu sabor. Não deixe essas preciosidades passarem desapercebidas. Olhe o azul do céu ou alegre-se com a chuva, pensando nas plantas que ela nutre, desenvolva em você essa capacidade de atenção para os pequenos e grandes privilégios que se oferecem a cada momento. É só questão de mudar a ótica, de deixar de considerar naturais as belezas e os confortos que nos cercam. Se tiver filhos pequenos, chame a atenção deles para isso, eduque seus sentidos e sua sensibilidade para usufruir os dons que o mundo nos oferece cotidianamente.
Em um estudo
realizado com mais de 13 mil pessoas, 96% dos entrevistados
classificaram sua satisfação com a vida como no máximo “razoavelmente
positiva”. A vida satisfeita não é feita de grandes momentos, mas de um
cotidiano agradável e positivo.
Humor
O caipira
vai ao dentista: - Dotô, quanto custa pra arrancá um dente? - São cem
Reais! - Creio em Deus padre! Cem rear? Só pra arrancá um dente? -
Exatamente! O caipira virou-se para ir embora, mas logo voltou: - E se
for só pro senhor deixa meio bambo?
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral